sicnot

Perfil

País

Número de turistas que visitam a Universidade de Coimbra duplicou em quatro anos

O número de turistas que visitam a Universidade de Coimbra mais do que duplicou em quatro anos, passando de 160 mil em 2012 para 355 mil em 2015, disse à agência Lusa o vice-reitor Luís Menezes.

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

Neste ano, 355 mil turistas de mais de 60 países diferentes visitaram a Universidade de Coimbra (valor contabilizado até 21 de dezembro), registando-se um aumento de cerca de 20% face a 2014, em que passaram pela instituição 293 mil visitantes, informou Luís Menezes.

Quanto à origem dos visitantes, em primeiro lugar surge França, que representa 23% do total de visitantes, seguida depois do Brasil e Itália com 10%, segundo e terceiro respetivamente, Espanha com 09%, Alemanha também com 09% e em sexto Portugal, com 08% dos visitantes (em que estão também incluídas as visitas escolares).

Um dos mercados que está a crescer "é o dos Estados Unidos da América", que passou de 4% dos visitantes totais para 6%, antevendo-se um aumento em 2016, acompanhado de uma aposta de promoção da Universidade de Coimbra naquele país, frisou Luís Menezes.

Para 2016, a Universidade de Coimbra já tem 150 mil pré-reservas. No entanto, o vice-reitor considera que não é sustentável continuar a crescer a um ritmo de dois dígitos por ano (nos últimos anos o número de visitantes tem crescido cerca de 20% ao ano).

"É demais [esse crescimento]", apontou, sublinhando que o crescimento será feito com a abertura "de novos espaços e novos programas" para "diluir um pouco a pressão nos meses mais críticos" de afluência de turistas.

Para não sobrecarregar a Biblioteca Joanina, a UC vai lançar em 2016 novos produtos e novos programas que não incluam uma visita a este espaço, mas a outros, como o Sala do Trono ou as galerias de zoologia e física do Colégio de Jesus, avançou.

O produto já foi testado "e as pessoas ficaram encantadas", referiu, frisando que, quando terminar a recuperação do Jardim Botânico, este espaço também irá integrar estes novos programas de visita à UC.

Luís Menezes realçou ainda a criação de um bilhete conjunto com o Portugal dos Pequenitos, formalizada recentemente, e adiantou que estará para breve a apresentação de um bilhete idêntico com o Museu Nacional Machado de Castro.

"O crescimento do turismo em Portugal tem sido muito intenso e a Universidade de Coimbra aproveitou muito bem esse crescimento", garantindo um aumento do turismo "superior à média nacional", referiu Luís Menezes.

O turismo acaba também por ser importante para as obras de recuperação do património da UC, sendo que há a perspetiva de se "criar um fundo sustentável" que permita "uma intervenção de fundo" na Biblioteca Joanina, podendo, nessa altura, haver alterações ao seu esquema de funcionamento - só são permitidas 60 pessoas a cada 20 minutos por razões de conservação.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC