sicnot

Perfil

País

Número de turistas que visitam a Universidade de Coimbra duplicou em quatro anos

O número de turistas que visitam a Universidade de Coimbra mais do que duplicou em quatro anos, passando de 160 mil em 2012 para 355 mil em 2015, disse à agência Lusa o vice-reitor Luís Menezes.

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

Neste ano, 355 mil turistas de mais de 60 países diferentes visitaram a Universidade de Coimbra (valor contabilizado até 21 de dezembro), registando-se um aumento de cerca de 20% face a 2014, em que passaram pela instituição 293 mil visitantes, informou Luís Menezes.

Quanto à origem dos visitantes, em primeiro lugar surge França, que representa 23% do total de visitantes, seguida depois do Brasil e Itália com 10%, segundo e terceiro respetivamente, Espanha com 09%, Alemanha também com 09% e em sexto Portugal, com 08% dos visitantes (em que estão também incluídas as visitas escolares).

Um dos mercados que está a crescer "é o dos Estados Unidos da América", que passou de 4% dos visitantes totais para 6%, antevendo-se um aumento em 2016, acompanhado de uma aposta de promoção da Universidade de Coimbra naquele país, frisou Luís Menezes.

Para 2016, a Universidade de Coimbra já tem 150 mil pré-reservas. No entanto, o vice-reitor considera que não é sustentável continuar a crescer a um ritmo de dois dígitos por ano (nos últimos anos o número de visitantes tem crescido cerca de 20% ao ano).

"É demais [esse crescimento]", apontou, sublinhando que o crescimento será feito com a abertura "de novos espaços e novos programas" para "diluir um pouco a pressão nos meses mais críticos" de afluência de turistas.

Para não sobrecarregar a Biblioteca Joanina, a UC vai lançar em 2016 novos produtos e novos programas que não incluam uma visita a este espaço, mas a outros, como o Sala do Trono ou as galerias de zoologia e física do Colégio de Jesus, avançou.

O produto já foi testado "e as pessoas ficaram encantadas", referiu, frisando que, quando terminar a recuperação do Jardim Botânico, este espaço também irá integrar estes novos programas de visita à UC.

Luís Menezes realçou ainda a criação de um bilhete conjunto com o Portugal dos Pequenitos, formalizada recentemente, e adiantou que estará para breve a apresentação de um bilhete idêntico com o Museu Nacional Machado de Castro.

"O crescimento do turismo em Portugal tem sido muito intenso e a Universidade de Coimbra aproveitou muito bem esse crescimento", garantindo um aumento do turismo "superior à média nacional", referiu Luís Menezes.

O turismo acaba também por ser importante para as obras de recuperação do património da UC, sendo que há a perspetiva de se "criar um fundo sustentável" que permita "uma intervenção de fundo" na Biblioteca Joanina, podendo, nessa altura, haver alterações ao seu esquema de funcionamento - só são permitidas 60 pessoas a cada 20 minutos por razões de conservação.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.