sicnot

Perfil

País

Vinte carros arrastados em enxurrada na Ribeira Grande, Açores

A chuva intensa que hoje caiu no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores, provocou uma enxurrada que arrastou cerca de 20 carros na freguesia de Santa Bárbara, disse à agência Lusa o presidente da câmara local.

"Devido à chuva forte, houve uma enxurrada na rua do Biscoito que arrastou cerca de 20 carros, mas só há danos materiais", afirmou Alexandre Gaudêncio, explicando que a via é inclinada e no momento da chuva intensa, pelas 17:00 (18:00 em Lisboa), estavam muitos carros estacionados por ser dia de Natal.

Alexandre Gaudêncio referiu que a limpeza da via já está em curso pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, com o apoio de equipamento do Governo Regional.

"Temos várias equipas mobilizadas, incluindo das juntas de freguesia, e também maquinaria da Secretaria Regional do Turismo e Transportes", adiantou.

Segundo o autarca, a "enxurrada deveu-se ao facto de o solo já não conseguir absorver água, dada a pluviosidade intensa que se tem registado nas últimas semanas", referindo ter havido, ainda, na freguesia da Ribeirinha uma "pequena derrocada".

O Governo Regional dos Açores fez saber que os secretários regionais do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, e da Agricultura e Ambiente, Luís Viveiros, "estão no local a acompanhar os efeitos das enxurradas na freguesia de Santa Bárbara".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso amarelo o grupo oriental do arquipélago dos Açores (ilhas de São Miguel e Santa Maria) devido à previsão de chuva até às 07:00 de sábado (hora de Lisboa).

O mesmo aviso foi emitido para o grupo central (Graciosa, Faial, Terceira, Pico e São Jorge) até às 24:00 de hoje.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC