sicnot

Perfil

País

Relatório da comissão de inquérito à SATA aprovado apenas pelo PS Açores

O relatório final da comissão de inquérito à SATA, nos Açores, foi aprovado na madrugada de hoje apenas com os votos favoráveis da maioria socialista, tendo o PSD, CDS/PP, PCP e PPM votado contra e o BE absteve-se.

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

Após 18 horas de reunião, em Ponta Delgada, a maioria dos partidos, com excepção do PCP, acordaram que as declarações de voto serão enviadas até às 24:00 (mais uma hora no continente) de hoje à mesa da comissão.

A votação global do relatório, um documento com mais de 180 páginas sem anexos, começou às 09:30 de segunda-feira e apesar do prazo limite de vigência da comissão ter terminado às 24:00 todos os partidos concordaram em prolongar os trabalhos pela madrugada de hoje.

A demora no decurso da última reunião desta comissão de inquérito ficou a dever-se ao facto de o relatório ter sido votado ponto a ponto, tendo contado ainda com a apresentação de inúmeras propostas de alteração.

O presidente da comissão de inquérito, o deputado socialista André Bradford, adiantou que a redação final do documento será remetida aos partidos a 05 de janeiro.

O relatório final, que analisou o período entre 2009 e 2014 do grupo SATA, será apresentado em janeiro no primeiro plenário do parlamento dos Açores de 2016.

A reunião gerou vários momentos de discordância entre os deputados quanto à informação contida no relatório, nomeadamente o real impacto da dívida dos governos dos Açores e da República na SATA.

A comissão de inquérito à SATA foi proposta pela bancada do PSD e visava apurar as responsabilidades políticas pela situação financeira em que se encontra a companhia aérea açoriana, que teve prejuízos de 35 milhões de euros em 2014.

Lusa

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19