sicnot

Perfil

País

Relatório da comissão de inquérito à SATA aprovado apenas pelo PS Açores

O relatório final da comissão de inquérito à SATA, nos Açores, foi aprovado na madrugada de hoje apenas com os votos favoráveis da maioria socialista, tendo o PSD, CDS/PP, PCP e PPM votado contra e o BE absteve-se.

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

Após 18 horas de reunião, em Ponta Delgada, a maioria dos partidos, com excepção do PCP, acordaram que as declarações de voto serão enviadas até às 24:00 (mais uma hora no continente) de hoje à mesa da comissão.

A votação global do relatório, um documento com mais de 180 páginas sem anexos, começou às 09:30 de segunda-feira e apesar do prazo limite de vigência da comissão ter terminado às 24:00 todos os partidos concordaram em prolongar os trabalhos pela madrugada de hoje.

A demora no decurso da última reunião desta comissão de inquérito ficou a dever-se ao facto de o relatório ter sido votado ponto a ponto, tendo contado ainda com a apresentação de inúmeras propostas de alteração.

O presidente da comissão de inquérito, o deputado socialista André Bradford, adiantou que a redação final do documento será remetida aos partidos a 05 de janeiro.

O relatório final, que analisou o período entre 2009 e 2014 do grupo SATA, será apresentado em janeiro no primeiro plenário do parlamento dos Açores de 2016.

A reunião gerou vários momentos de discordância entre os deputados quanto à informação contida no relatório, nomeadamente o real impacto da dívida dos governos dos Açores e da República na SATA.

A comissão de inquérito à SATA foi proposta pela bancada do PSD e visava apurar as responsabilidades políticas pela situação financeira em que se encontra a companhia aérea açoriana, que teve prejuízos de 35 milhões de euros em 2014.

Lusa

  • PSOE apresenta moção de censura contra Mariano Rajoy

    Mundo

    O PSOE apresenta hoje uma moção de censura contra o presidente do governo, Mariano Rajoy. A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação social espanhóis. Em causa está a condenação judicial de vários dirigentes do Partido Popular no caso de corrupção, conhecido como "Gurtel".

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Pelo menos 50 mortos em naufrágio na RD Congo

    Mundo

    Cinquenta corpos foram resgatados depois que um barco ter naufragado num rio no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo) na quarta-feira, de acordo com um relatório oficial entregue hoje à Agência France Presse (AFP).

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC