sicnot

Perfil

País

Relatório da comissão de inquérito à SATA aprovado apenas pelo PS Açores

O relatório final da comissão de inquérito à SATA, nos Açores, foi aprovado na madrugada de hoje apenas com os votos favoráveis da maioria socialista, tendo o PSD, CDS/PP, PCP e PPM votado contra e o BE absteve-se.

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

Após 18 horas de reunião, em Ponta Delgada, a maioria dos partidos, com excepção do PCP, acordaram que as declarações de voto serão enviadas até às 24:00 (mais uma hora no continente) de hoje à mesa da comissão.

A votação global do relatório, um documento com mais de 180 páginas sem anexos, começou às 09:30 de segunda-feira e apesar do prazo limite de vigência da comissão ter terminado às 24:00 todos os partidos concordaram em prolongar os trabalhos pela madrugada de hoje.

A demora no decurso da última reunião desta comissão de inquérito ficou a dever-se ao facto de o relatório ter sido votado ponto a ponto, tendo contado ainda com a apresentação de inúmeras propostas de alteração.

O presidente da comissão de inquérito, o deputado socialista André Bradford, adiantou que a redação final do documento será remetida aos partidos a 05 de janeiro.

O relatório final, que analisou o período entre 2009 e 2014 do grupo SATA, será apresentado em janeiro no primeiro plenário do parlamento dos Açores de 2016.

A reunião gerou vários momentos de discordância entre os deputados quanto à informação contida no relatório, nomeadamente o real impacto da dívida dos governos dos Açores e da República na SATA.

A comissão de inquérito à SATA foi proposta pela bancada do PSD e visava apurar as responsabilidades políticas pela situação financeira em que se encontra a companhia aérea açoriana, que teve prejuízos de 35 milhões de euros em 2014.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.