sicnot

Perfil

País

Dez distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Dez distritos do continente estão hoje sob 'Aviso Amarelo' devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Phil Noble / Reuters

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob 'Aviso Amarelo' entre as 03:00 e as 18:00 de hoje devido à previsão de agitação marítima, com ondas com 4 a 5 metros.

O instituto informa também na sua página da Internet que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria, vão estar novamente sob 'Aviso Amarelo' entre as 06:00 de quinta-feira e as 12:00 de sexta-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros fracos e pouco frequentes, que são de neve acima de 800 metros, passando a períodos de chuva a partir do meio da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte a partir da manhã no litoral oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora.

Nas terras altas, o vento soprará moderado do quadrante oeste, tornando-se forte de sudoeste a partir da manhã, com rajadas até 90 quilómetros por hora.

A previsão do instituto aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas, possibilidade de períodos de chuva fraca a partir do fim da manhã, vento fraco, tornando-se moderado a forte de sudoeste no litoral e nas terras altas a partir da manhã, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 9 e 16 graus Celsius, no Porto entre 7 e 14, em Viana do Castelo entre 7 e 15, em Vila Real entre 5 e 9, em Viseu entre 3 e 8, em Bragança entre 3 e 6, na Guarda entre 1 e 6, em Coimbra entre 6 e 13, em Castelo Branco entre 4 e 10, em Santarém entre 8 e 14, em Évora entre 5 e 13, em Beja entre 6 e 14 e em Faro entre 8 e 17.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC