sicnot

Perfil

País

Dez distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Dez distritos do continente estão hoje sob 'Aviso Amarelo' devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Phil Noble / Reuters

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob 'Aviso Amarelo' entre as 03:00 e as 18:00 de hoje devido à previsão de agitação marítima, com ondas com 4 a 5 metros.

O instituto informa também na sua página da Internet que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria, vão estar novamente sob 'Aviso Amarelo' entre as 06:00 de quinta-feira e as 12:00 de sexta-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros fracos e pouco frequentes, que são de neve acima de 800 metros, passando a períodos de chuva a partir do meio da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte a partir da manhã no litoral oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora.

Nas terras altas, o vento soprará moderado do quadrante oeste, tornando-se forte de sudoeste a partir da manhã, com rajadas até 90 quilómetros por hora.

A previsão do instituto aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas, possibilidade de períodos de chuva fraca a partir do fim da manhã, vento fraco, tornando-se moderado a forte de sudoeste no litoral e nas terras altas a partir da manhã, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 9 e 16 graus Celsius, no Porto entre 7 e 14, em Viana do Castelo entre 7 e 15, em Vila Real entre 5 e 9, em Viseu entre 3 e 8, em Bragança entre 3 e 6, na Guarda entre 1 e 6, em Coimbra entre 6 e 13, em Castelo Branco entre 4 e 10, em Santarém entre 8 e 14, em Évora entre 5 e 13, em Beja entre 6 e 14 e em Faro entre 8 e 17.

Lusa

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.