sicnot

Perfil

País

Parlamento aprova três de cinco condenações a ensaios nucleares norte-coreanos

O parlamento aprovou hoje na íntegra três de cinco votos de condenação relacionados com o recente anúncio de ensaio nuclear bem sucedido por parte da Coreia do Norte, apresentados por BE, CDS-PP e PSD.

© Kim Hong-Ji / Reuters

Por seu turno, os documentos relativos à mesma temática submetidos à votação por parte de PEV e PCP foram rejeitados em parte ou no seu todo.

Os textos de BE e PSD, respetivamente "Condenação e preocupação pela realização de testes nucleares" e "condenação pelo teste nuclear levado a cabo pela Coreia do Norte", mereceram a abstenção das bancadas parlamentares do CDS-PP e do PCP, por aquela ordem.

Já o voto de condenação do CDS-PP "pelo ensaio nuclear realizado pela Coreia do Norte" mereceu a reprovação de comunistas e ecologistas do texto que referia "a linguagem provocatória e incendiária do regime norte-coreano", bem como suas "ameaças" e "alvos preferenciais" [Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos].

A iniciativa do PEV que defendia ainda "a desnuclearização do planeta" viu rejeitado o seu voto, que falava dos Estados Unidos, "detentores do maior arsenal nuclear do Mundo", pelos votos contra de PSD e CDS-PP e a abstenção do PS, ao passo que o deputado socialista Paulo Trigo de Abreu votou favoravelmente, assim como as bancadas de BE, PCP e PAN.

Por fim, a "condenação e preocupação pela escalada de tensão na península da Coreia" manifestadas pelo PCP foi também "chumbada" com votos contra de PSD, CDS-PP e do deputado socialista Sérgio Sousa Pinto e a abstenção dos restantes deputados do PS.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.