sicnot

Perfil

País

Parlamento aprova três de cinco condenações a ensaios nucleares norte-coreanos

O parlamento aprovou hoje na íntegra três de cinco votos de condenação relacionados com o recente anúncio de ensaio nuclear bem sucedido por parte da Coreia do Norte, apresentados por BE, CDS-PP e PSD.

© Kim Hong-Ji / Reuters

Por seu turno, os documentos relativos à mesma temática submetidos à votação por parte de PEV e PCP foram rejeitados em parte ou no seu todo.

Os textos de BE e PSD, respetivamente "Condenação e preocupação pela realização de testes nucleares" e "condenação pelo teste nuclear levado a cabo pela Coreia do Norte", mereceram a abstenção das bancadas parlamentares do CDS-PP e do PCP, por aquela ordem.

Já o voto de condenação do CDS-PP "pelo ensaio nuclear realizado pela Coreia do Norte" mereceu a reprovação de comunistas e ecologistas do texto que referia "a linguagem provocatória e incendiária do regime norte-coreano", bem como suas "ameaças" e "alvos preferenciais" [Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos].

A iniciativa do PEV que defendia ainda "a desnuclearização do planeta" viu rejeitado o seu voto, que falava dos Estados Unidos, "detentores do maior arsenal nuclear do Mundo", pelos votos contra de PSD e CDS-PP e a abstenção do PS, ao passo que o deputado socialista Paulo Trigo de Abreu votou favoravelmente, assim como as bancadas de BE, PCP e PAN.

Por fim, a "condenação e preocupação pela escalada de tensão na península da Coreia" manifestadas pelo PCP foi também "chumbada" com votos contra de PSD, CDS-PP e do deputado socialista Sérgio Sousa Pinto e a abstenção dos restantes deputados do PS.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.