sicnot

Perfil

País

Seis pessoas por resgatar no Parque da Peneda-Gerês

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real identificou um segundo grupo em dificuldades no Parque da Peneda-Gerês, estando agora seis pessoas num abrigo a aguardar a chegada dos bombeiros.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Num momento inicial o CDOS de Vila Real informou estarem perdidas duas pessoas nas Minas dos Carris mas, pelas 15:00, divulgou que a esse primeiro grupo, que afinal era de três pessoas, juntou-se um segundo, com outras três.

Ainda de acordo com o CDOS, das seis pessoas há quatro em dificuldades e em risco de hipotermia por causa das condições climatéricas adversas.

Duas corporações de bombeiros foram acionadas para resgatar os dois grupos, que acabaram por se juntar no mesmo abrigo do Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas pelas 15:00 ainda não tinham conseguido chegar ao local.

O alerta inicial terá sido dado pelos próprios pelas 13:20, momento a partir do qual o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) acionou os Bombeiros Voluntários de Salto, no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, e os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, no distrito de Braga.

De acordo com a mesma fonte do CDOS, a zona é de difícil acesso e requer bastantes cuidados.

Segundo a página da Junta de Freguesia de Cabril, em Montalegre, as "Minas dos Carris encontram-se a uma altitude aproximada de 1508 metros e o complexo mineiro é composto atualmente por uma série de ruínas nas quais é possível rever a história da exploração do volfrâmio em Portugal".

"Por se localizarem numa zona protegida, a sua visita requer sempre um especial cuidado com o frágil ambiente envolvente. O acesso tem de ser feito obrigatoriamente a pé e necessita de um cuidado prévio especial a nível de preparação", acrescenta a mesma página.

Com Lusa

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.