sicnot

Perfil

País

Bombeiros profissionais pedem resolução de problemas "pendentes há 10 anos"

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) pediu hoje ao Ministério da Administração Interna para resolver problemas do setor que estão "pendentes há mais de 10 anos", como a falta de efetivos.

(arquivo)

(arquivo)

Lusa

Os dirigentes da ANBP e do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais estiveram hoje reunidos, pela primeira vez, com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, tendo apresentado um dossiê com as principais reivindicações do setor.

O presidente da ANBP, Fernando Curto, disse à agência Lusa que pediu à tutela para resolver problemas que estão "pendentes há mais de dez anos".

Entre as principais reivindicações, Fernando Curto apontou a falta de bombeiros profissionais, adiantando que estão em falta centenas de elementos e é necessário preencher os quadros dos bombeiros que se aposentaram.

Considerando a situação grave, o presidente do ANBP afirmou que a falta de pessoal está relacionada com o bloqueamento das carreiras, defendendo, por isso, um regime de exceção para os bombeiros profissionais que permitisse a entrada de novos elementos.

A ANBP pediu também à tutela para criar uma carreira única para os bombeiros profissionais e municipais, sublinhando que uma uniformização acabaria com o desfasamento de salários, ingressos e postos.

Fernando Curto disse igualmente que é necessário regulamentar a carreira da Força Especial de Bombeiros (FEB) e uniformizar os seguros de todos os bombeiros.

Para o presidente da ANBP, as apólices dos seguros devem ser iguais para os profissionais e voluntários.

A associação que representa os bombeiros profissionais quere ainda que a Liga dos Bombeiros Portugueses deixe de supervisionar a Escola Nacional de Bombeiros e de gerir o fundo social do bombeiro.

Lusa

  • Primeiras projeções dão vitória a Angela Merkel

    Mundo

    A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas deste domingo com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela televisão pública ZDF.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.