sicnot

Perfil

País

Bombeiros profissionais pedem resolução de problemas "pendentes há 10 anos"

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) pediu hoje ao Ministério da Administração Interna para resolver problemas do setor que estão "pendentes há mais de 10 anos", como a falta de efetivos.

(arquivo)

(arquivo)

Lusa

Os dirigentes da ANBP e do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais estiveram hoje reunidos, pela primeira vez, com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, tendo apresentado um dossiê com as principais reivindicações do setor.

O presidente da ANBP, Fernando Curto, disse à agência Lusa que pediu à tutela para resolver problemas que estão "pendentes há mais de dez anos".

Entre as principais reivindicações, Fernando Curto apontou a falta de bombeiros profissionais, adiantando que estão em falta centenas de elementos e é necessário preencher os quadros dos bombeiros que se aposentaram.

Considerando a situação grave, o presidente do ANBP afirmou que a falta de pessoal está relacionada com o bloqueamento das carreiras, defendendo, por isso, um regime de exceção para os bombeiros profissionais que permitisse a entrada de novos elementos.

A ANBP pediu também à tutela para criar uma carreira única para os bombeiros profissionais e municipais, sublinhando que uma uniformização acabaria com o desfasamento de salários, ingressos e postos.

Fernando Curto disse igualmente que é necessário regulamentar a carreira da Força Especial de Bombeiros (FEB) e uniformizar os seguros de todos os bombeiros.

Para o presidente da ANBP, as apólices dos seguros devem ser iguais para os profissionais e voluntários.

A associação que representa os bombeiros profissionais quere ainda que a Liga dos Bombeiros Portugueses deixe de supervisionar a Escola Nacional de Bombeiros e de gerir o fundo social do bombeiro.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..