sicnot

Perfil

País

Mau tempo causa dois descarrilamentos a norte do país

O mau tempo que assolou o norte do país no domingo provocou dois descarrilamentos, o primeiro na linha da Beira Alta, em Contenças, Mangualde, e o segundo, cerca das 00:05 de hoje em Mosteiró, Linha do Douro.

O descarrilamento de um comboio regional de passageiros hoje na linha da Beira Alta, na zona de Contenças, Mangualde, provocou três feridos ligeiros, disse fonte dos bombeiros.

O descarrilamento de um comboio regional de passageiros hoje na linha da Beira Alta, na zona de Contenças, Mangualde, provocou três feridos ligeiros, disse fonte dos bombeiros.

Em comunicado en viado à agência Lusa, a Infraestruturas de Portugal indicou que, devido ao "temporal extremo", verificaram-se os dois descarrilamentos, "aparentemente por deslizamento de terras".

O primeiro aconteceu cerca das 14:10 de domingo, quando um comboio regional de passageiros descarrilou na zona de Contenças, Mangualde, provocando três feridos ligeiros, de acordo com os bombeiros de Mangualde.

O comboio fazia a ligação entre Coimbra e a Guarda e descarrilou junto ao apeadeiro de Contenças, Mangualde.

Já hoje, cerca das 00:05, ocorreu um segundo descarrilamento, desta vez na linha do Douro, em Mosteiró, Baião, Porto, num comboio de passageiros com 55 pessoas as bordo, sem, no entanto, causar feridos.

Face à previsão de agravamento das condições climatéricas na noite de domingo para hoje, a Infraestruturas de Portugal decidiu suspender a circulação naquelas duas linhas durante toda a noite, para aferição das condições de segurança, bem como para facilitar o início dos trabalhos de carrilamento das composições.

Os trabalhos realizados durante a noite e as respetivas inspeções permitiram a reabertura dos troços da linha da Beira Alta entre a Pampilhosa e Mangualde e da linha do Douro, entre Marco e Porto, segundo o comunicado da Infraestruturas de Portugal.

No comunicado, aquele organismo acrescenta que durante a manhã de hoje será reavaliada a situação nos restantes troços das linhas afetadas.

  • Carlos César admite diálogo "mais fácil" com PSD de Rio
    1:36

    País

    O presidente e líder parlamentar do PSD diz que o partido não precisa de novos aliados, mas acredita que vai ser mais fácil dialogar com o PSD liderado por Rui Rio, Carlos César visitou esta segunda-feira as regiões afetadas pelos incêndios do ano passado, no primeiro dia das jornadas parlamentares dos socialistas.

  • Benfica é o único clube português na lista dos mais ricos
    1:34
  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.

  • Os três pontos de Ronaldo
    1:16
  • Decifrado pergaminho encontrado há 50 anos

    Mundo

    Investigadores israelitas reconstituíram e decifraram um dos dois manuscritos de pergaminhos do Mar Morto que nunca tinham sido interpretados desde que foram descobertos há meio século, anunciou a universidade israelita de Haifa.

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC