sicnot

Perfil

País

Identificados casos de Gripe A no Hospital de Santarém

A administração do Hospital de Santarém confirmou hoje à Lusa que foram identificados casos de gripe A em alguns doentes e profissionais, mas referiu que a situação está controlada e que os cuidados aos doentes estão assegurados.

(EPA/Arquivo)

(EPA/Arquivo)

ARMIN WEIGEL

"Foram efetivamente registadas situações de H1N1 em doentes e profissionais e estamos a acompanhar a situação", disse à Lusa o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santarém, José Josué, sem contudo adiantar quantos casos foram identificados até ao momento.

Na terça-feira, Augusto Figueiredo, do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Santarém, disse à Lusa, no final de uma audiência na Comissão Parlamentar de Saúde, que a equipa do Serviço de Cardiologia se encontra "desfalcada", com vários enfermeiros de baixa, devido a um surto de gripe A surgido no Hospital de Santarém.

José Josué assegurou que o surto "não afetou as equipas" e que os casos detetados não são em número significativo.

A estirpe do vírus da gripe A-H1N1 surgiu em 2009, numa combinação de vírus que não tinha sido observada antes, tendo-se tornado sazonal, em co circulação com outros vírus 'Influenza', e tratada com uma nova classe de antivirais.

Também na Guarda foram registados casos de gripe A: a Unidade Local de Saúde anunciou na terça-feira que o serviço de urgências diagnosticou este mês 13 situações.

Hoje, a subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que o vírus da gripe A diagnosticado na Guarda não é pandémico e é menos perigoso do que o verificado há seis anos.

Lusa

  • Dicas para uma despensa antigripe
    2:22

    New Articles

    A gripe pode ser prevenida atempadamente se o sistema imunitário for fortalecido. A Associação Portuguesa de Nutricionistas alerta para a necessidade de se ter uma alimentação saudável, ingerindo determinados alimentos que ajudam na prevenção. A nutricionista Delphine Dias indica alguns conselhos para uma despensa antigripe.

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17