sicnot

Perfil

País

Identificados casos de Gripe A no Hospital de Santarém

A administração do Hospital de Santarém confirmou hoje à Lusa que foram identificados casos de gripe A em alguns doentes e profissionais, mas referiu que a situação está controlada e que os cuidados aos doentes estão assegurados.

(EPA/Arquivo)

(EPA/Arquivo)

ARMIN WEIGEL

"Foram efetivamente registadas situações de H1N1 em doentes e profissionais e estamos a acompanhar a situação", disse à Lusa o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santarém, José Josué, sem contudo adiantar quantos casos foram identificados até ao momento.

Na terça-feira, Augusto Figueiredo, do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Santarém, disse à Lusa, no final de uma audiência na Comissão Parlamentar de Saúde, que a equipa do Serviço de Cardiologia se encontra "desfalcada", com vários enfermeiros de baixa, devido a um surto de gripe A surgido no Hospital de Santarém.

José Josué assegurou que o surto "não afetou as equipas" e que os casos detetados não são em número significativo.

A estirpe do vírus da gripe A-H1N1 surgiu em 2009, numa combinação de vírus que não tinha sido observada antes, tendo-se tornado sazonal, em co circulação com outros vírus 'Influenza', e tratada com uma nova classe de antivirais.

Também na Guarda foram registados casos de gripe A: a Unidade Local de Saúde anunciou na terça-feira que o serviço de urgências diagnosticou este mês 13 situações.

Hoje, a subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que o vírus da gripe A diagnosticado na Guarda não é pandémico e é menos perigoso do que o verificado há seis anos.

Lusa

  • Dicas para uma despensa antigripe
    2:22

    New Articles

    A gripe pode ser prevenida atempadamente se o sistema imunitário for fortalecido. A Associação Portuguesa de Nutricionistas alerta para a necessidade de se ter uma alimentação saudável, ingerindo determinados alimentos que ajudam na prevenção. A nutricionista Delphine Dias indica alguns conselhos para uma despensa antigripe.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC