sicnot

Perfil

País

Ministro da Ciência quer mudanças em 2016 com melhores condições

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse hoje, em Faro, que 2016 vai ser um ano de mudança para o setor, com condições salariais melhores para docentes e investigadores, apesar da necessária contenção orçamental.

Lusa

Lusa

LUSA

"Desde já, sem falar em números, falo naquilo que vai fazer a diferença já em 2016, que são as condições de reposição salarial", disse Manuel Heitor num dos intervalos de uma série de reuniões que teve esta tarde, na Universidade do Algarve, com responsáveis pelo ensino e investigação da região.

O ministro insiste que os docentes e os investigadores "terão condições salariais melhores" e acredita que "2016 vai ser um ano de mudança", com um orçamento no "quadro da contenção".

"Daqui a uns anos serei avaliado se consegui ou não inverter a queda de investimento na Ciência e Tecnologia e no Ensino Superior, que foi particularmente crítica em Portugal nos últimos quatro anos e superou a queda em muitos outros sectores", disse Manuel Heitor.

O ministro também acredita na abertura do setor a outros fundos e em conjunto, setor público e privado, aumentar a capacidade do investimento.

Por seu lado, o reitor da Universidade do Algarve, António Branco, não escondeu a sua satisfação por o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior não ter vindo a Faro para dizer que a universidade tinha de fazer "ainda mais cortes brutais na despesa".

"Mas também veio dizer que está aqui para identificar connosco desafios que possam gerar uma receita alternativa ao do Orçamento de Estado", acrescentou António Branco.

O ministro e a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior iniciaram hoje um "programa de visitas" a todos os Institutos Politécnicos e Universidades públicas, no sentido de "reforçar uma relação de proximidade" com todas as instituições, "identificando desafios e oportunidades específicas".

Os responsáveis governamentais também estão a preparar o "Contrato de Confiança" que querem estabelecer com o Ensino Superior e a Ciência.

Na quarta-feira visitam o Instituto Superior Politécnico de Portalegre e o Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco.

Lusa

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58