sicnot

Perfil

País

Chuva fraca marca o dia de norte a sul do país

A chuva fraca vai marcar o dia hoje nas regiões do norte e centro do continente, descendo para o sul a partir da tarde, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a informação do IPMA, as regiões do norte e centro vão apresentar céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, em geral fraca no litoral, em especial a partir do início da tarde, estendendo-se gradualmente às regiões do interior.

O IPMA prevê ainda queda de neve acima de 1.400 metros, a partir da tarde. Já o vento irá soprar fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, a partir do final da tarde.

Quanto às região sul, as diferenças no estado do tempo não são muitas em relação à região norte, sendo esperados, igualmente, períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado e períodos de chuva em geral fraca no litoral oeste, em especial a partir da tarde.

Também o vento soprará fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, ao longo do dia.

Em relação às temperaturas para hoje, em Lisboa vão oscilar entre 08 e 15 graus Celsius, no Porto entre 07 e 14, em Vila Real entre 02 e 09, em Bragança entre 00 e 07, em Viseu entre 02 e 09, na Guarda entre 01 e 06, em Coimbra entre 06 e 13, em Castelo Branco entre 03 e 11, em Santarém entre 06 e 16, em Évora entre 05 e 14, em Beja entre 06 e 14 e em Faro entre 09 e 16.

Para a Madeira, o instituto prevê para hoje períodos de céu muito nublado, com vento a soprar fraco (inferior a 15 km/h), passando a moderado (15 a 30 km/h) de noroeste nas terras altas a partir da tarde.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 15 e 21 graus.

Nos Açores, prevê-se céu muito nublado, períodos de chuva, especialmente na madrugada e manhã, com o vento a soprar do quadrante sudoeste moderado (20/30 km/h) na madrugada, tornando-se fresco a muito fresco (30/50 km/h), com rajadas até 75 quilómetros por hora.

Em Ponta Delgada e Horta, as temperaturas vão variar entre 14 e 17 graus, em Angra do Heroísmo entre 14 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 16.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.