sicnot

Perfil

País

Governo quer criar passe família para os transportes públicos urbanos

O Governo quer criar um passe família para os transportes públicos urbanos e bilhetes de grupo para cinco ou mais pessoas, para promover a utilização dos transportes públicos, segundo a proposta de Grandes Opções do Plano (GOP) para 2016-2019.

(Arquivo)

(Arquivo)

De acordo com o documento a que a Lusa teve acesso, o executivo pretende ainda reforçar e uniformizar os descontos em transportes públicos para estudantes até aos 25 anos.

Ainda no capítulo da promoção de um transporte público de qualidade, o Governo pretende desenvolver um sistema universal e integrado de pagamento de mobilidade, através de um "Cartão da Mobilidade", com o qual o cidadão possa aceder a todos os serviços de transportes públicos, estacionamento, portagens, aluguer de veículos em sistemas partilhados ou carregamento de veículos elétricos, lê-se no documento.

A par do transporte público, o Governo quer impulsionar conceitos e formatos de mobilidade urbana que permitam reduzir a pressão do tráfego rodoviário, combatendo a poluição, propiciando maior rapidez e flexibilidade de deslocação e, simultaneamente, promovendo o bem-estar e qualidade de vida das populações.

Neste contexto, vai estimular a utilização da bicicleta nas deslocações, através de um plano de promoção deste meio de transporte, que passará pelo apoio à construção de infraestruturas cicláveis, tendo em conta três diferentes funções: a prática desportiva, a prática de turismo e lazer e a mobilidade urbana.

Além disso, acrescenta, importa facilitar o transporte de bicicletas em transportes públicos (designadamente no comboio e no metro).

Lusa

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15