sicnot

Perfil

País

Condutores apanhados pela GNR a usar telemóvel aumentaram 30% em 2015

Cerca de 29 mil condutores foram apanhados pela GNR em 2015 por estarem a utilizar o telemóvel durante a condução, mais 30 por cento do que no ano anterior, anunciou hoje a aquela força de segurança.

© Fred Prouser / Reuters (Arquivo)

Os dados foram divulgados a propósito da operação de fiscalização ao uso do telemóvel durante a condução que a Guarda Nacional Republicana realiza em todo o país, na quinta-feira e sexta-feira, com o objetivo de "prevenir a sinistralidade rodoviária associada a este tipo de infração", refere a corporação.

Em comunicado, a GNR refere que, durante 2015, foram controlados mais de 1.400 milhões de viaturas e detetadas cerca de 29 mil infrações por uso indevido do telemóvel durante a condução, contraordenação que registou um aumento de cerca de 30 por cento em relação a 2014.

Segundo a GNR, no topo da tabela dos distritos com mais infrações por uso do telemóvel durante a condução, em 2015, estão o Porto (4.826), Lisboa (3.675), Aveiro (3.213), Braga (2.411), Faro (2.099) e Setúbal (2.046).

Na quinta-feira e sexta-feira, os militares da GNR voltam a intensificar a fiscalização à utilização do telemóvel durante a condução, numa operação denominada "Smartphone, Smartdrive".

A GNR chama a atenção para os riscos que os condutores correm quando estão a utilização telemóveis, tablets ou dispositivos similares, para realizar chamadas, envio de mensagens (sms) ou consulta de redes sociais, durante a condução, nomeadamente distração visual, limitação motora e distração.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57