sicnot

Perfil

País

Condutores apanhados pela GNR a usar telemóvel aumentaram 30% em 2015

Cerca de 29 mil condutores foram apanhados pela GNR em 2015 por estarem a utilizar o telemóvel durante a condução, mais 30 por cento do que no ano anterior, anunciou hoje a aquela força de segurança.

© Fred Prouser / Reuters (Arquivo)

Os dados foram divulgados a propósito da operação de fiscalização ao uso do telemóvel durante a condução que a Guarda Nacional Republicana realiza em todo o país, na quinta-feira e sexta-feira, com o objetivo de "prevenir a sinistralidade rodoviária associada a este tipo de infração", refere a corporação.

Em comunicado, a GNR refere que, durante 2015, foram controlados mais de 1.400 milhões de viaturas e detetadas cerca de 29 mil infrações por uso indevido do telemóvel durante a condução, contraordenação que registou um aumento de cerca de 30 por cento em relação a 2014.

Segundo a GNR, no topo da tabela dos distritos com mais infrações por uso do telemóvel durante a condução, em 2015, estão o Porto (4.826), Lisboa (3.675), Aveiro (3.213), Braga (2.411), Faro (2.099) e Setúbal (2.046).

Na quinta-feira e sexta-feira, os militares da GNR voltam a intensificar a fiscalização à utilização do telemóvel durante a condução, numa operação denominada "Smartphone, Smartdrive".

A GNR chama a atenção para os riscos que os condutores correm quando estão a utilização telemóveis, tablets ou dispositivos similares, para realizar chamadas, envio de mensagens (sms) ou consulta de redes sociais, durante a condução, nomeadamente distração visual, limitação motora e distração.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.