sicnot

Perfil

País

Governo diz que Guterres "preenche todos os critérios" para secretário-geral da ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou hoje que o antigo primeiro-ministro socialista António Guterres "preenche todos os critérios" elencados pelas Nações Unidas para o cargo de secretário-geral, cuja candidatura o Governo entregará "quando for oportuno".

© Denis Balibouse / Reuters

Numa audição na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades, o chefe da diplomacia portuguesa afirmou que, na carta dirigida a todos os membros da Organização das Nações Unidas a convidar à apresentação de candidaturas, "não está escrito em lado nenhum a regra segundo a qual o próximo secretário-geral deve ser uma mulher da Europa de Leste".

Santos Silva destacou que o Mundo vive hoje "tempos exigentíssimos" que "exigem uma pessoa à altura".

Lusa

  • "Não partilhei SMS com ninguém"
    0:43

    Caso CGD

    António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".