sicnot

Perfil

País

Fêmea de lince-ibérico nascida em cativeiro libertada no Alentejo

Uma fêmea de lince-ibérico foi libertada na natureza, esta semana, para integrar o núcleo de linces já estabilizados em Mértola, no Alentejo, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Lince fêmea Macela.

Lince fêmea Macela.

ICNF

Em comunicado, o ICNF refere que a fêmea Macela faz parte do grupo de nove linces-ibéricos que será libertado este ano em território português, no Parque Natural do Vale do Guadiana, no concelho de Mértola, no distrito de Beja, no âmbito do projeto de Recuperação da Distribuição Histórica do Lince-Ibérico em Espanha e Portugal "LIFE+Iberlince".

A fêmea Macela, cujo nome, inspirado na planta vivaz frequente em Portugal e com propriedades medicinais conhecidas, foi escolhido pela população no Parque Natural do Vale do Guadiana, nasceu em 2015 no Centro Nacional de Reprodução de Lince-Ibérico em Cativeiro, em Silves, no distrito de Faro, no Algarve.

"Se tudo correr como previsto", prevê o ICNF, "a jovem Macela deverá encontrar um companheiro e ter as primeiras crias na primavera de 2019, altura em que, nas serranias e nos campos cultivados, "florescerá igualmente a macela silvestre, trazendo também novas cores e interesses acrescidos à região".

Segundo o ICNF, os linces nascidos e criados em cativeiro e destinados à reintrodução e à vida selvagem não têm contacto direto com os tratadores, apenas com os seus congéneres, para não haver habituação aos humanos.

O desenvolvimento e a evolução de comportamentos naturais dos linces são observados por videovigilância e a sua capacidade de caçar coelho é avaliada antes de serem libertados, explica o ICNF, referindo que a reintrodução da espécie "é um programa de longo prazo, que requer um reforço regular de soltas de animais, até a população se tornar viável e autossustentável".

Lusa

  • Três linces nascidos em cativeiro libertados em Mértola

    País

    Mais três linces ibéricos foram libertados hoje no concelho de Mértola, em Portugal: a fêmea Myrtilis, nascida no centro de reprodução de Silves, a fêmea Mirandilla e o macho Monfrague, ambos nascidos no Centro de Reprodução em Cativeiro La Olivilla, Espanha.

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".