sicnot

Perfil

País

Fêmea de lince-ibérico nascida em cativeiro libertada no Alentejo

Uma fêmea de lince-ibérico foi libertada na natureza, esta semana, para integrar o núcleo de linces já estabilizados em Mértola, no Alentejo, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Lince fêmea Macela.

Lince fêmea Macela.

ICNF

Em comunicado, o ICNF refere que a fêmea Macela faz parte do grupo de nove linces-ibéricos que será libertado este ano em território português, no Parque Natural do Vale do Guadiana, no concelho de Mértola, no distrito de Beja, no âmbito do projeto de Recuperação da Distribuição Histórica do Lince-Ibérico em Espanha e Portugal "LIFE+Iberlince".

A fêmea Macela, cujo nome, inspirado na planta vivaz frequente em Portugal e com propriedades medicinais conhecidas, foi escolhido pela população no Parque Natural do Vale do Guadiana, nasceu em 2015 no Centro Nacional de Reprodução de Lince-Ibérico em Cativeiro, em Silves, no distrito de Faro, no Algarve.

"Se tudo correr como previsto", prevê o ICNF, "a jovem Macela deverá encontrar um companheiro e ter as primeiras crias na primavera de 2019, altura em que, nas serranias e nos campos cultivados, "florescerá igualmente a macela silvestre, trazendo também novas cores e interesses acrescidos à região".

Segundo o ICNF, os linces nascidos e criados em cativeiro e destinados à reintrodução e à vida selvagem não têm contacto direto com os tratadores, apenas com os seus congéneres, para não haver habituação aos humanos.

O desenvolvimento e a evolução de comportamentos naturais dos linces são observados por videovigilância e a sua capacidade de caçar coelho é avaliada antes de serem libertados, explica o ICNF, referindo que a reintrodução da espécie "é um programa de longo prazo, que requer um reforço regular de soltas de animais, até a população se tornar viável e autossustentável".

Lusa

  • Três linces nascidos em cativeiro libertados em Mértola

    País

    Mais três linces ibéricos foram libertados hoje no concelho de Mértola, em Portugal: a fêmea Myrtilis, nascida no centro de reprodução de Silves, a fêmea Mirandilla e o macho Monfrague, ambos nascidos no Centro de Reprodução em Cativeiro La Olivilla, Espanha.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.