sicnot

Perfil

País

Fêmea de lince-ibérico nascida em cativeiro libertada no Alentejo

Uma fêmea de lince-ibérico foi libertada na natureza, esta semana, para integrar o núcleo de linces já estabilizados em Mértola, no Alentejo, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Lince fêmea Macela.

Lince fêmea Macela.

ICNF

Em comunicado, o ICNF refere que a fêmea Macela faz parte do grupo de nove linces-ibéricos que será libertado este ano em território português, no Parque Natural do Vale do Guadiana, no concelho de Mértola, no distrito de Beja, no âmbito do projeto de Recuperação da Distribuição Histórica do Lince-Ibérico em Espanha e Portugal "LIFE+Iberlince".

A fêmea Macela, cujo nome, inspirado na planta vivaz frequente em Portugal e com propriedades medicinais conhecidas, foi escolhido pela população no Parque Natural do Vale do Guadiana, nasceu em 2015 no Centro Nacional de Reprodução de Lince-Ibérico em Cativeiro, em Silves, no distrito de Faro, no Algarve.

"Se tudo correr como previsto", prevê o ICNF, "a jovem Macela deverá encontrar um companheiro e ter as primeiras crias na primavera de 2019, altura em que, nas serranias e nos campos cultivados, "florescerá igualmente a macela silvestre, trazendo também novas cores e interesses acrescidos à região".

Segundo o ICNF, os linces nascidos e criados em cativeiro e destinados à reintrodução e à vida selvagem não têm contacto direto com os tratadores, apenas com os seus congéneres, para não haver habituação aos humanos.

O desenvolvimento e a evolução de comportamentos naturais dos linces são observados por videovigilância e a sua capacidade de caçar coelho é avaliada antes de serem libertados, explica o ICNF, referindo que a reintrodução da espécie "é um programa de longo prazo, que requer um reforço regular de soltas de animais, até a população se tornar viável e autossustentável".

Lusa

  • Três linces nascidos em cativeiro libertados em Mértola

    País

    Mais três linces ibéricos foram libertados hoje no concelho de Mértola, em Portugal: a fêmea Myrtilis, nascida no centro de reprodução de Silves, a fêmea Mirandilla e o macho Monfrague, ambos nascidos no Centro de Reprodução em Cativeiro La Olivilla, Espanha.

  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.