sicnot

Perfil

País

Ponte sobre o rio Sousa cede sem causar vítimas

Galeria de fotos

Uma ponte sobre o rio Sousa, concelho de Gondomar, cedeu esta madrugada devido ao mau tempo, a poucos dias de ser desmantelada, indicou fonte da câmara local.

A câmara de Gondomar já tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento da ponte.

A câmara de Gondomar já tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento da ponte.

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

A queda da ponte, que não causou vítimas, deu-se pelas 06:00 e no local estiveram a Proteção Civil de Gondomar, bem como elementos da autarquia liderada por Marco Martins e da empresa Águas de Gondomar (AdG).

A "ponte velha" de Foz do Sousa já não era utilizada para circulação e em 2008 foi inaugurada ao lado uma nova ponte devido aos "sinais de desgaste" da antiga infraestrutura, indicou fonte da autarquia, vincando que foi mesmo feito um alerta à população no período de maior mau tempo para que não usassem a ponte.

A câmara de Gondomar tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento definitivo da "ponte velha", mas a ocorrência desta madrugada antecipou os trabalhos para hoje, sendo expectável que demore cerca de 15 dias.

Em comunicado, a AdG também confirma a queda "parcial" da ponte, explicando que "devido às intempéries que se estão a fazer sentir desde o início do ano um pilar cedeu".

No documento a empresa fala de um coletor público de saneamento afetado, mas desvaloriza eventuais impactos das descargas no meio ambiente.

A AdG refere que "sendo diminuto o número de clientes ligados à rede pública de saneamento e, por conseguinte, bastante reduzido e diluído o caudal descarregado diretamente no rio Sousa", o impacto de tais descargas no meio ambiente é "mínimo".

Segundo a AdG nenhuma outra infraestrutura desta empresa ficou afetada com esta ocorrência e está a ser implementada uma "solução provisória" que deve ficar operacional em 48 horas, passando pela colocação de um sistema de bombagem e instalação de tubagem ao longo do passeio da nova ponte de Foz do Sousa.

"A solução definitiva passará pela instalação de um novo coletor suspenso sob o tabuleiro desta nova ponte", termina o comunicado da AdG que frisa ter dado já conhecimento quer à câmara de Gondomar, quer à Agência Portuguesa do Ambiente, antiga Administração da Região Hidrográfica.

Lusa

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.