sicnot

Perfil

País

Ponte sobre o rio Sousa cede sem causar vítimas

Galeria de fotos

Uma ponte sobre o rio Sousa, concelho de Gondomar, cedeu esta madrugada devido ao mau tempo, a poucos dias de ser desmantelada, indicou fonte da câmara local.

A câmara de Gondomar já tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento da ponte.

A câmara de Gondomar já tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento da ponte.

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

A queda da ponte, que não causou vítimas, deu-se pelas 06:00 e no local estiveram a Proteção Civil de Gondomar, bem como elementos da autarquia liderada por Marco Martins e da empresa Águas de Gondomar (AdG).

A "ponte velha" de Foz do Sousa já não era utilizada para circulação e em 2008 foi inaugurada ao lado uma nova ponte devido aos "sinais de desgaste" da antiga infraestrutura, indicou fonte da autarquia, vincando que foi mesmo feito um alerta à população no período de maior mau tempo para que não usassem a ponte.

A câmara de Gondomar tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento definitivo da "ponte velha", mas a ocorrência desta madrugada antecipou os trabalhos para hoje, sendo expectável que demore cerca de 15 dias.

Em comunicado, a AdG também confirma a queda "parcial" da ponte, explicando que "devido às intempéries que se estão a fazer sentir desde o início do ano um pilar cedeu".

No documento a empresa fala de um coletor público de saneamento afetado, mas desvaloriza eventuais impactos das descargas no meio ambiente.

A AdG refere que "sendo diminuto o número de clientes ligados à rede pública de saneamento e, por conseguinte, bastante reduzido e diluído o caudal descarregado diretamente no rio Sousa", o impacto de tais descargas no meio ambiente é "mínimo".

Segundo a AdG nenhuma outra infraestrutura desta empresa ficou afetada com esta ocorrência e está a ser implementada uma "solução provisória" que deve ficar operacional em 48 horas, passando pela colocação de um sistema de bombagem e instalação de tubagem ao longo do passeio da nova ponte de Foz do Sousa.

"A solução definitiva passará pela instalação de um novo coletor suspenso sob o tabuleiro desta nova ponte", termina o comunicado da AdG que frisa ter dado já conhecimento quer à câmara de Gondomar, quer à Agência Portuguesa do Ambiente, antiga Administração da Região Hidrográfica.

Lusa

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52