sicnot

Perfil

País

Ponte sobre o rio Sousa cede sem causar vítimas

Galeria de fotos

Uma ponte sobre o rio Sousa, concelho de Gondomar, cedeu esta madrugada devido ao mau tempo, a poucos dias de ser desmantelada, indicou fonte da câmara local.

A câmara de Gondomar já tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento da ponte.

A câmara de Gondomar já tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento da ponte.

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

A queda da ponte, que não causou vítimas, deu-se pelas 06:00 e no local estiveram a Proteção Civil de Gondomar, bem como elementos da autarquia liderada por Marco Martins e da empresa Águas de Gondomar (AdG).

A "ponte velha" de Foz do Sousa já não era utilizada para circulação e em 2008 foi inaugurada ao lado uma nova ponte devido aos "sinais de desgaste" da antiga infraestrutura, indicou fonte da autarquia, vincando que foi mesmo feito um alerta à população no período de maior mau tempo para que não usassem a ponte.

A câmara de Gondomar tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento definitivo da "ponte velha", mas a ocorrência desta madrugada antecipou os trabalhos para hoje, sendo expectável que demore cerca de 15 dias.

Em comunicado, a AdG também confirma a queda "parcial" da ponte, explicando que "devido às intempéries que se estão a fazer sentir desde o início do ano um pilar cedeu".

No documento a empresa fala de um coletor público de saneamento afetado, mas desvaloriza eventuais impactos das descargas no meio ambiente.

A AdG refere que "sendo diminuto o número de clientes ligados à rede pública de saneamento e, por conseguinte, bastante reduzido e diluído o caudal descarregado diretamente no rio Sousa", o impacto de tais descargas no meio ambiente é "mínimo".

Segundo a AdG nenhuma outra infraestrutura desta empresa ficou afetada com esta ocorrência e está a ser implementada uma "solução provisória" que deve ficar operacional em 48 horas, passando pela colocação de um sistema de bombagem e instalação de tubagem ao longo do passeio da nova ponte de Foz do Sousa.

"A solução definitiva passará pela instalação de um novo coletor suspenso sob o tabuleiro desta nova ponte", termina o comunicado da AdG que frisa ter dado já conhecimento quer à câmara de Gondomar, quer à Agência Portuguesa do Ambiente, antiga Administração da Região Hidrográfica.

Lusa

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.