sicnot

Perfil

País

Ponte sobre o rio Sousa cede sem causar vítimas

Galeria de fotos

Uma ponte sobre o rio Sousa, concelho de Gondomar, cedeu esta madrugada devido ao mau tempo, a poucos dias de ser desmantelada, indicou fonte da câmara local.

A câmara de Gondomar já tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento da ponte.

A câmara de Gondomar já tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento da ponte.

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

Sandra Marques

A queda da ponte, que não causou vítimas, deu-se pelas 06:00 e no local estiveram a Proteção Civil de Gondomar, bem como elementos da autarquia liderada por Marco Martins e da empresa Águas de Gondomar (AdG).

A "ponte velha" de Foz do Sousa já não era utilizada para circulação e em 2008 foi inaugurada ao lado uma nova ponte devido aos "sinais de desgaste" da antiga infraestrutura, indicou fonte da autarquia, vincando que foi mesmo feito um alerta à população no período de maior mau tempo para que não usassem a ponte.

A câmara de Gondomar tinha planeado para segunda-feira o desmantelamento definitivo da "ponte velha", mas a ocorrência desta madrugada antecipou os trabalhos para hoje, sendo expectável que demore cerca de 15 dias.

Em comunicado, a AdG também confirma a queda "parcial" da ponte, explicando que "devido às intempéries que se estão a fazer sentir desde o início do ano um pilar cedeu".

No documento a empresa fala de um coletor público de saneamento afetado, mas desvaloriza eventuais impactos das descargas no meio ambiente.

A AdG refere que "sendo diminuto o número de clientes ligados à rede pública de saneamento e, por conseguinte, bastante reduzido e diluído o caudal descarregado diretamente no rio Sousa", o impacto de tais descargas no meio ambiente é "mínimo".

Segundo a AdG nenhuma outra infraestrutura desta empresa ficou afetada com esta ocorrência e está a ser implementada uma "solução provisória" que deve ficar operacional em 48 horas, passando pela colocação de um sistema de bombagem e instalação de tubagem ao longo do passeio da nova ponte de Foz do Sousa.

"A solução definitiva passará pela instalação de um novo coletor suspenso sob o tabuleiro desta nova ponte", termina o comunicado da AdG que frisa ter dado já conhecimento quer à câmara de Gondomar, quer à Agência Portuguesa do Ambiente, antiga Administração da Região Hidrográfica.

Lusa

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.