sicnot

Perfil

País

Sete distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Sete distritos do continente estão hoje sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas até 4,5 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aumento do nível do mar, por todas as causas, foi de 2,74 milímetros por ano, entre 2002 e 2014.

O aumento do nível do mar, por todas as causas, foi de 2,74 milímetros por ano, entre 2002 e 2014.

© Stephane Mahe / Reuters

De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa estão sob 'Aviso Amarelo' entre as 08:00 e as 12:00 de hoje devido à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito geralmente muito nublado, períodos de chuva, sendo em geral fraca a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, neblina ou nevoeiro em alguns locais e vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado no litoral, e moderado a forte com rajadas de 80 quilómetros por hora nas terras altas.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte nas terras altas a partir do fim da tarde.

Para os Açores a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, condições favoráveis à formação de neblinas ou nevoeiro, períodos de chuva fraca ou chuvisco e vento oeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros.

Quanto nas temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 15 e 17 graus Celsius, no Porto 12 e 15, Vila Real entre 09 e 13, em Viseu entre 08 e 12, em Bragança entre 07 e 12, na Guarda entre 06 e 11, em Castelo Branco entre 11 e 16, em Coimbra entre 12 e 15, em Santarém entre 14 e 17, em Évora entre 12 e 15, em Beja entre 13 e 16, em Faro entre 15 e 18, no Funchal entre 14 e 21, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo entre 15 e 18 e em Santa Cruz das Flores 16 e 18.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:42

    País

    Céu geralmente muito nublado e períodos de chuva para todo o continente, ainda que geralmente fraca no centro e no sul, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para hoje.

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25