sicnot

Perfil

País

Caudal do Mondego estabilizou em Coimbra e situação no Porto melhorou

A Proteção Civil deu conta de uma melhoria da situação das cheias esta madrugada nos distritos de Coimbra e Porto, sob aviso meteorológico laranja, indicando que os caudais dos rios estão a baixar, bem como o número de ocorrências.

PAULO NOVAIS

"Sobre as cheias do Rio Mondego podemos realçar que se começa a verificar uma estabilização dos caudais, diminuíram significativamente", disse à agência Lusa Manuel Oliveira, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Esta estabilização sentiu-se particularmente a partir das 03:00, prevendo-se "um ligeiro abrandamento nas próximas hora da quota dos caudais". No entanto, Manuel Oliveira lembra que "muitos campos agrícolas" no baixo Mondego foram afetados e algumas casas inundadas em Montemor-o-Velho.

Segundo o CDOS de Coimbra, na noite de sábado foram abertos os diques fusíveis da bacia do Mondego, uma possibilidade que tinha sido avançada pelo presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

"Os diques fusíveis já estão a funcionar. São três diques que a margem direita do rio Mondego tem que, com determinadas quotas [de água], abrem para inundar os campos agrícolas. Foram construídos para isso, para tirar caudal ao leito principal", explicou Manuel Oliveira.

Apesar da melhoria da situação, com 14 ocorrências entre as 00:00 e as 03:00, o CDOS não tem ainda previsão de quanto os diques vão fechar, já que a diminuição dos caudais "é um processo muito lento".

No Porto, o cenário é também de estabilização, de acordo com o CDOS do distrito: "Tem-se dado um desagravamento, os caudais do rio estão a baixar, a tendência é desagravar a situação".

A Proteção Civil do Porto não registou nenhuma ocorrência entre as 00:00 e as 03:00 de hoje, mas mantém cortada a autoestrada A41 e algumas vias municipais.

Em Aveiro, outro dos distritos mais atingidos pelo mau tempo, o CDOS informou que a situação esta madrugada se mantém inalterada, mantendo-se o corte da EN 109 e da A25, bem como da linha Norte da CP.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.