sicnot

Perfil

País

Caudal do Mondego estabilizou em Coimbra e situação no Porto melhorou

A Proteção Civil deu conta de uma melhoria da situação das cheias esta madrugada nos distritos de Coimbra e Porto, sob aviso meteorológico laranja, indicando que os caudais dos rios estão a baixar, bem como o número de ocorrências.

PAULO NOVAIS

"Sobre as cheias do Rio Mondego podemos realçar que se começa a verificar uma estabilização dos caudais, diminuíram significativamente", disse à agência Lusa Manuel Oliveira, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Esta estabilização sentiu-se particularmente a partir das 03:00, prevendo-se "um ligeiro abrandamento nas próximas hora da quota dos caudais". No entanto, Manuel Oliveira lembra que "muitos campos agrícolas" no baixo Mondego foram afetados e algumas casas inundadas em Montemor-o-Velho.

Segundo o CDOS de Coimbra, na noite de sábado foram abertos os diques fusíveis da bacia do Mondego, uma possibilidade que tinha sido avançada pelo presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

"Os diques fusíveis já estão a funcionar. São três diques que a margem direita do rio Mondego tem que, com determinadas quotas [de água], abrem para inundar os campos agrícolas. Foram construídos para isso, para tirar caudal ao leito principal", explicou Manuel Oliveira.

Apesar da melhoria da situação, com 14 ocorrências entre as 00:00 e as 03:00, o CDOS não tem ainda previsão de quanto os diques vão fechar, já que a diminuição dos caudais "é um processo muito lento".

No Porto, o cenário é também de estabilização, de acordo com o CDOS do distrito: "Tem-se dado um desagravamento, os caudais do rio estão a baixar, a tendência é desagravar a situação".

A Proteção Civil do Porto não registou nenhuma ocorrência entre as 00:00 e as 03:00 de hoje, mas mantém cortada a autoestrada A41 e algumas vias municipais.

Em Aveiro, outro dos distritos mais atingidos pelo mau tempo, o CDOS informou que a situação esta madrugada se mantém inalterada, mantendo-se o corte da EN 109 e da A25, bem como da linha Norte da CP.

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC