sicnot

Perfil

País

Camião com leite português barrado e despejado na Galiza

Um camião cisterna português que transportava leite foi bloqueado, na segunda-feira, na Galiza por produtores locais, que também derramaram o produto, informou esta terça-feira à Lusa fonte da empresa que assegurava o transporte.

Monforte de Lemos, Lugo

Monforte de Lemos, Lugo

Google Maps

Segundo fonte da administração de A Fornecedora, de Barcelos, o "ataque" registou-se na noite de segunda-feira, em Monforte de Lemos, Lugo.

A fonte escusou-se a adiantar quaisquer outros pormenores sobre o incidente.

Contactada pela Lusa, fonte do gabinete do ministro da Agricultura referiu que "está a acompanhar o processo de identificação dos intervenientes e das circunstâncias em que ocorreu a situação".

"Do resultado dessa diligência decorrerá, eventualmente, uma comunicação ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, no sentido de contactar as autoridades espanholas, caso se constate que houve qualquer procedimento incorreto da parte destas", acrescentou.

Este protesto prende-se com o alegado incumprimento de normais legais na exportação de leite de Portugal para Espanha, nomeadamente no que diz respeito ao atestado de qualidade.

Em nota publicada na sua página na internet, a Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL) acusa a Polícia Autonómica Galega de ter em curso uma campanha "sistemática e premeditada" para controlar o leite e derivados provenientes de Portugal, "com vista a desincentivar, por via administrativa, as exportações nacionais".

"Desde maio de 2015 que a Polícia Autonómica Galega tem em curso uma campanha de controlo do leite e derivados provenientes exclusivamente de Portugal, com o pretexto de comprovar a rastreabilidade do leite que chega em camiões cisternas e embalado, para que tanto a origem como o processo de transporte e chegada ao destino cumpram com todos os requisitos legais", acrescenta.

Aquela polícia terá levado a cabo, em 2015, um total de 109 inspeções, que resultaram em 70 denúncias.

"Alguma imprensa especializada adianta também que, em 2016, já se efetuaram 95 ações inspetivas, com controlo a 145 viaturas, das quais resultaram 5 autos por alguma irregularidade"", acrescenta a nota da ANIL.

A associação sublinha que o défice comercial de laticínios com Espanha se fixava, no final de 2017, em 165 milhões de euros.

Acrescenta que Portugal tem servido de "escoadouro" de leite excedentário que Espanha não tem capacidade para laborar, "transacionado a preços extremamente baixos, comprometendo os princípios elementares da concorrência e pondo em causa uma parte importante do tecido empresarial e das explorações leiteiras nacionais".

"Com a colaboração da tutela, a fileira do leite tem de encontrar formas de ultrapassar este problema, que pode vir a ter graves repercussões", alerta.

Sublinha que, "num cenário extremo, não será de excluir que ações de retaliação possam vir a acontecer, à semelhança das verificadas no setor da suinicultura, confrontado também com iguais condições de concorrência desleal".

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.