sicnot

Perfil

País

Costa fala em "excelente reunião de trabalho" com Marcelo

O primeiro-ministro, António Costa, foi esta terça-feira recebido durante aproximadamente duas horas e meia pelo Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem disse ter tido uma "excelente reunião de trabalho".

Lusa

Em declarações aos jornalistas, no final do encontro, que decorreu no Palácio de Queluz, António Costa considerou "natural" que, neste momento de "transição de poderes", o Governo mantenha o Presidente eleito "ao corrente dos assuntos do Estado" e adiantou que estão a ser definidas "regras de trabalho em comum".

Questionado se haverá novos encontros antes da posse de Marcelo Rebelo de Sousa, marcada para 9 de março, o primeiro-ministro respondeu que "provavelmente sim" e referiu que estes contactos estão ser feitos "com o consentimento" e "sem desconsideração" pelo atual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, "que está no pleno exercício das suas funções".

Lusa

  • Marcelo dá sinais de que coabitação com Costa será pacífica
    2:46

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa toma posse a 9 de Março e nessa altura começa a trabalhar de perto com o Governo de António Costa. Os sinais que chegam dos dois lados mostram que a coabitação tem tudo para ser pacífica pelo menos nos primeiros tempos. Durante a campanha Marcelo deu sinais de apoio a António Costa e o primeiro ministro prometeu ao futuro chefe de Estado máxima lealdade e plena cooperação.

  • Primeiro-ministro convida Presidente da República eleito para jantar
    1:12

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, recebe esta noite para um jantar o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa. O chefe do Governo considera que esses encontros são importantes para o regular funcionamento das instituições e diz que vai propor a Marcelo Rebelo de Sousa encontros regulares com outros membros do Governo.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46