sicnot

Perfil

País

Costa fala em "excelente reunião de trabalho" com Marcelo

O primeiro-ministro, António Costa, foi esta terça-feira recebido durante aproximadamente duas horas e meia pelo Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem disse ter tido uma "excelente reunião de trabalho".

Lusa

Em declarações aos jornalistas, no final do encontro, que decorreu no Palácio de Queluz, António Costa considerou "natural" que, neste momento de "transição de poderes", o Governo mantenha o Presidente eleito "ao corrente dos assuntos do Estado" e adiantou que estão a ser definidas "regras de trabalho em comum".

Questionado se haverá novos encontros antes da posse de Marcelo Rebelo de Sousa, marcada para 9 de março, o primeiro-ministro respondeu que "provavelmente sim" e referiu que estes contactos estão ser feitos "com o consentimento" e "sem desconsideração" pelo atual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, "que está no pleno exercício das suas funções".

Lusa

  • Marcelo dá sinais de que coabitação com Costa será pacífica
    2:46

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa toma posse a 9 de Março e nessa altura começa a trabalhar de perto com o Governo de António Costa. Os sinais que chegam dos dois lados mostram que a coabitação tem tudo para ser pacífica pelo menos nos primeiros tempos. Durante a campanha Marcelo deu sinais de apoio a António Costa e o primeiro ministro prometeu ao futuro chefe de Estado máxima lealdade e plena cooperação.

  • Primeiro-ministro convida Presidente da República eleito para jantar
    1:12

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, recebe esta noite para um jantar o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa. O chefe do Governo considera que esses encontros são importantes para o regular funcionamento das instituições e diz que vai propor a Marcelo Rebelo de Sousa encontros regulares com outros membros do Governo.

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.