sicnot

Perfil

País

Costa fala em "excelente reunião de trabalho" com Marcelo

O primeiro-ministro, António Costa, foi esta terça-feira recebido durante aproximadamente duas horas e meia pelo Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem disse ter tido uma "excelente reunião de trabalho".

Lusa

Em declarações aos jornalistas, no final do encontro, que decorreu no Palácio de Queluz, António Costa considerou "natural" que, neste momento de "transição de poderes", o Governo mantenha o Presidente eleito "ao corrente dos assuntos do Estado" e adiantou que estão a ser definidas "regras de trabalho em comum".

Questionado se haverá novos encontros antes da posse de Marcelo Rebelo de Sousa, marcada para 9 de março, o primeiro-ministro respondeu que "provavelmente sim" e referiu que estes contactos estão ser feitos "com o consentimento" e "sem desconsideração" pelo atual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, "que está no pleno exercício das suas funções".

Lusa

  • Marcelo dá sinais de que coabitação com Costa será pacífica
    2:46

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa toma posse a 9 de Março e nessa altura começa a trabalhar de perto com o Governo de António Costa. Os sinais que chegam dos dois lados mostram que a coabitação tem tudo para ser pacífica pelo menos nos primeiros tempos. Durante a campanha Marcelo deu sinais de apoio a António Costa e o primeiro ministro prometeu ao futuro chefe de Estado máxima lealdade e plena cooperação.

  • Primeiro-ministro convida Presidente da República eleito para jantar
    1:12

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, recebe esta noite para um jantar o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa. O chefe do Governo considera que esses encontros são importantes para o regular funcionamento das instituições e diz que vai propor a Marcelo Rebelo de Sousa encontros regulares com outros membros do Governo.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.