sicnot

Perfil

País

Ministro dos Negócios Estrangeiros apela a consensos entre PS e PSD

Em entrevista ao jornal Público, Augusto Santos Silva defende que os entendimentos entre os dois partidos são "absolutamente necessários", em matérias como a justiça, a segurança ou a política externa e europeia.

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

MIGUEL A. LOPES / Lusa

Questionado sobre se Pedro Passos Coelho é um obstáculo a esses consensos, o ministro diz que "cabe aos militantes do PSD decidir" se o ex-primeiro-ministro é um "obstáculo ou um trunfo".

Já sobre o PCP e o Bloco de Esquerda em relação à Europa, Santos Silva destaca que no último semestre "aconteceram muitas coisas históricas".

O ministro entende que a esquerda está mais mobilizada do que a direita, no atual cenário político português.

  • "Nós precisamos que os governantes estejam ao lado dos agricultores"
    11:54

    Economia

    Devido à seca, este ano Portugal vai ter a pior campanha de cereais do último século. A falta de chuva também está a afetar as pastagens e a produção de fruta. Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, a confederação que representa as associações de agricultores, esteve na Edição da Noite para falar sobre o tema.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias