sicnot

Perfil

País

Braga recebe de 22 a 24 de abril o "mais completo" evento de drones do país

O iDroneExperience, em Braga de 22 a 24 de abril, vai incluir competições do campeonato mundial de drones, veículos a aéreos não tripulados, reunir empresas, escolas e startups naquele que será o "mais completo evento" do género no país.

O iDroneExperience espera atrair ao Parque de Exposições 10 mil visitantes. (Arquivo)

O iDroneExperience espera atrair ao Parque de Exposições 10 mil visitantes. (Arquivo)

© Handout . / Reuters

Apresentado hoje, o iDroneExperience, organizado pela Associação Industrial do Minho, a InvestBraga, a câmara de Braga e pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave, espera atrair ao Parque de Exposições 10 mil visitantes.

Além das competições do campeonato mundial da modalidade e de etapas para a final do campeonato europeu, o Aerial World Cup Europe, o evento terá performances ao vivo, um festival de fotografia, um simulador de realidade virtual e uma "componente pedagógica" através de competições de robótica.

"Trata-se de um evento inovador e diferenciador, mais uma oportunidade para Braga se tornar um palco privilegiado de um evento de dimensão internacional numa área em claro crescimento e que vem para Braga com a ambição clara de ser o maior do género do país", considerou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Segundo a organização, que garante o "o mais completo evento dedicado a drones e às novas tecnologias"", o PEB irá ser dividido em várias zonas: "Uma zona para as provas académicas, outra para os expositores, uma zona para as provas em First-Person-View (Vista em Primeira Pessoa) e outra zona para as bancadas".

A iDroneCup é outra das atividades desenvolvidas, uma "liga universitária" com provas destinadas ao Ensino Superior e uma "liga júni0r" para e escolas secundárias e profissionais, competições cujas inscrições para as equipas interessas (quatro elementos e um mentor) já estão abertas.

Para o presidente da Associação Industrial do Minho, António Marques, o iDroneExperience é uma " oportunidade de negócio para as áreas tecnológicas e para dinamizar a criação de novas empresas e postos de trabalho".

A entrada no iDroneExperience tem um preço de 3 euros (bilhete de três dias) e 1,5 euros o bilhete diário sendo que até aos 12 anos a entrada é gratuita.

Lusa

  • Drones vão dançar em Leiria

    Cultura

    Drones que "dançam" ao som de música e um audioguia para "O crime do padre Amaro", de Eça de Queirós, são alguns projetos que serão mostrados no sábado, em Leiria, no âmbito de uma iniciativa tecnológica e educativa.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".