sicnot

Perfil

País

Quatro barras condicionadas devido à agitação marítima

Quatro barras de Portugal continental estão hoje condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas até aos 4,5 metros, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

(ARQUIVO)

(ARQUIVO)

© Stephane Mahe / Reuters

Segundo a Marinha portuguesa, a barra de São Martinho do Porto encontra-se condicionada devido a assoreamento, devendo ser praticada apenas no período de preia-mar, enquanto a da Figueira da Foz está fechada a embarcações com calado inferior a 11 metros.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando temporariamente para 3,5 a 4,5 metros a norte do Cabo Raso a partir da manhã.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste inferiores a um metro.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou hoje sob 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Os sete distritos vão estar sob 'Aviso Amarelo' entre as 09:00 e as 21:00 de hoje e estão previstas ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral norte e centro e, até ao início da manhã na região sul e vento fraco a moderado de norte, soprando moderado a forte no litoral oeste a sul do cabo Mondego e nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora.

Está também previsto acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada, em especial nas regiões do interior norte e centro, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior e pequena descida da temperatura mínima na região norte e litoral centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 10 e 16 graus Celsius, no Porto entre 07 e 14, em Vila Real entre 02 e 14, em Viseu entre 03 e 13, em Bragança entre 01 e 15, na Guarda entre 02 e 11, em Coimbra entre 05 e 14, em Castelo Branco entre 05 e 18, em Santarém entre 08 e 17, em Évora e Beja entre 06 e 17, em Faro entre 08 e 19, no Funchal entre 14 e 21, em Ponta Delgada entre 12 e 16, em Angra do Heroísmo entre 12 e 15 e em Santa Cruz das Flores entre 13 e 17.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".