sicnot

Perfil

País

Quatro barras condicionadas devido à agitação marítima

Quatro barras de Portugal continental estão hoje condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas até aos 4,5 metros, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

(ARQUIVO)

(ARQUIVO)

© Stephane Mahe / Reuters

Segundo a Marinha portuguesa, a barra de São Martinho do Porto encontra-se condicionada devido a assoreamento, devendo ser praticada apenas no período de preia-mar, enquanto a da Figueira da Foz está fechada a embarcações com calado inferior a 11 metros.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando temporariamente para 3,5 a 4,5 metros a norte do Cabo Raso a partir da manhã.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste inferiores a um metro.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou hoje sob 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Os sete distritos vão estar sob 'Aviso Amarelo' entre as 09:00 e as 21:00 de hoje e estão previstas ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral norte e centro e, até ao início da manhã na região sul e vento fraco a moderado de norte, soprando moderado a forte no litoral oeste a sul do cabo Mondego e nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora.

Está também previsto acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada, em especial nas regiões do interior norte e centro, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior e pequena descida da temperatura mínima na região norte e litoral centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 10 e 16 graus Celsius, no Porto entre 07 e 14, em Vila Real entre 02 e 14, em Viseu entre 03 e 13, em Bragança entre 01 e 15, na Guarda entre 02 e 11, em Coimbra entre 05 e 14, em Castelo Branco entre 05 e 18, em Santarém entre 08 e 17, em Évora e Beja entre 06 e 17, em Faro entre 08 e 19, no Funchal entre 14 e 21, em Ponta Delgada entre 12 e 16, em Angra do Heroísmo entre 12 e 15 e em Santa Cruz das Flores entre 13 e 17.

Lusa

  • A proposta dos partidos para a redução da dívida
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à UE e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido perdão da dívid como os partidos da esquerda chegaram a defender.

  • Ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo Ministério Público
    1:54
  • Suspeito de atropelamento mortal fala de acidente 
    2:00
  • A história de Macron e Brigitte Trogneux, 25 anos mais velha
    1:25

    Eleições França 2017

    A segunda volta das eleições francesas acontece já no próximo dia 7 de maio. Caso Emmanuel Macron seja eleito, o país terá como primeira-dama uma mulher 25 anos mais velha do que o Presidente. Brigitte Trogneux tem 64 anos e Macron 39, conheceram-se no liceu privado de jesuítas, em Amiens. Brigitte era a professora e Macron o aluno. Conheça a história do casal. 

  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.