sicnot

Perfil

País

Quatro barras condicionadas devido à agitação marítima

Quatro barras de Portugal continental estão hoje condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas até aos 4,5 metros, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

(ARQUIVO)

(ARQUIVO)

© Stephane Mahe / Reuters

Segundo a Marinha portuguesa, a barra de São Martinho do Porto encontra-se condicionada devido a assoreamento, devendo ser praticada apenas no período de preia-mar, enquanto a da Figueira da Foz está fechada a embarcações com calado inferior a 11 metros.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando temporariamente para 3,5 a 4,5 metros a norte do Cabo Raso a partir da manhã.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste inferiores a um metro.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou hoje sob 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Os sete distritos vão estar sob 'Aviso Amarelo' entre as 09:00 e as 21:00 de hoje e estão previstas ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral norte e centro e, até ao início da manhã na região sul e vento fraco a moderado de norte, soprando moderado a forte no litoral oeste a sul do cabo Mondego e nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora.

Está também previsto acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada, em especial nas regiões do interior norte e centro, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior e pequena descida da temperatura mínima na região norte e litoral centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 10 e 16 graus Celsius, no Porto entre 07 e 14, em Vila Real entre 02 e 14, em Viseu entre 03 e 13, em Bragança entre 01 e 15, na Guarda entre 02 e 11, em Coimbra entre 05 e 14, em Castelo Branco entre 05 e 18, em Santarém entre 08 e 17, em Évora e Beja entre 06 e 17, em Faro entre 08 e 19, no Funchal entre 14 e 21, em Ponta Delgada entre 12 e 16, em Angra do Heroísmo entre 12 e 15 e em Santa Cruz das Flores entre 13 e 17.

Lusa

  • Braga perde com Shakhtar e fica fora dos 16 avos de final da Liga Europa
    3:16
  • "Quem não deve não teme"

    Football Leaks

    O futebolista português Cristiano Ronaldo, questionado sobre a sua alegada fuga ao fisco veiculada pela investigação "Football Leaks", disse que "quem não deve não teme", numa reação difundida esta quinta-feira pela rádio espanhola Onda Cero.

  • Cerca de 150 civis doentes retirados de Alepo

    Mundo

    Cerca de 150 civis, a maioria doentes ou deficientes, foram retirados na noite de quarta-feira para quinta-feira de um centro de saúde de Aleppo, na parte mais antiga da cidade tomada pelo exército sírio, anunciou a Cruz Vermelha internacional.