sicnot

Perfil

País

Metro fechado entre Pontinha e Amadora Este este fim de semana

O troço do Metropolitano de Lisboa entre Pontinha e Amadora Este, na linha Azul, vai estar encerrado sábado e domingo para a conclusão dos trabalhos da nova estação da Reboleira, anunciou hoje a Transportes de Lisboa.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

Lusa

Em comunicado, a holding que agrega a Carris, o Metro e a Transtejo indica que aquele troço vai estar encerrado em ambos os sentidos e que a circulação na linha Azul vai fazer-se apenas nos troços Santa Apolónia -- Pontinha.

Em alternativa, os passageiros do Metro podem utilizar os "autocarros da Carris ao serviço do Metropolitano de Lisboa, que efetuarão o percurso correspondente ao troço Pontinha-Amadora Este, com intervalos de cerca de 12 minutos", afirma a Transportes de Lisboa (TL).

"Nestes percursos e horários, serão aceites todos os títulos de transporte válidos no Metro", frisa a holding.

Os autocarros alternativos vão estar identificados com a informação "Ao serviço do Metro" e terão os seus pontos de paragem o mais próximo possível das estações Pontinha, Alfornelos e Amadora Este.

O prolongamento da linha Azul a partir da estação Amadora-Este, em cerca de 579 metros, "insere-se na estratégia de reforço da intermodalidade com a ferrovia e assegurará a ligação da Linha Azul com a linha de comboios de Sintra", explicou anteriormente a TL.

O valor global da estação da Reboleira é de cerca de 60 milhões de euros, revelou a TL, contabilizando o investimento da primeira fase, que também está abrangido por financiamento comunitário de 42,5 milhões do Fundo de Coesão, para despesas de 2007 a 2015.

A Linha Azul do Metro passará a ter a extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa), estimando-se que a ligação à linha ferroviária de Sintra gere uma procura "de cerca de quatro milhões de passageiros/ano".

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.