sicnot

Perfil

País

Metro fechado entre Pontinha e Amadora Este este fim de semana

O troço do Metropolitano de Lisboa entre Pontinha e Amadora Este, na linha Azul, vai estar encerrado sábado e domingo para a conclusão dos trabalhos da nova estação da Reboleira, anunciou hoje a Transportes de Lisboa.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

Lusa

Em comunicado, a holding que agrega a Carris, o Metro e a Transtejo indica que aquele troço vai estar encerrado em ambos os sentidos e que a circulação na linha Azul vai fazer-se apenas nos troços Santa Apolónia -- Pontinha.

Em alternativa, os passageiros do Metro podem utilizar os "autocarros da Carris ao serviço do Metropolitano de Lisboa, que efetuarão o percurso correspondente ao troço Pontinha-Amadora Este, com intervalos de cerca de 12 minutos", afirma a Transportes de Lisboa (TL).

"Nestes percursos e horários, serão aceites todos os títulos de transporte válidos no Metro", frisa a holding.

Os autocarros alternativos vão estar identificados com a informação "Ao serviço do Metro" e terão os seus pontos de paragem o mais próximo possível das estações Pontinha, Alfornelos e Amadora Este.

O prolongamento da linha Azul a partir da estação Amadora-Este, em cerca de 579 metros, "insere-se na estratégia de reforço da intermodalidade com a ferrovia e assegurará a ligação da Linha Azul com a linha de comboios de Sintra", explicou anteriormente a TL.

O valor global da estação da Reboleira é de cerca de 60 milhões de euros, revelou a TL, contabilizando o investimento da primeira fase, que também está abrangido por financiamento comunitário de 42,5 milhões do Fundo de Coesão, para despesas de 2007 a 2015.

A Linha Azul do Metro passará a ter a extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa), estimando-se que a ligação à linha ferroviária de Sintra gere uma procura "de cerca de quatro milhões de passageiros/ano".

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.