sicnot

Perfil

País

Metro fechado entre Pontinha e Amadora Este este fim de semana

O troço do Metropolitano de Lisboa entre Pontinha e Amadora Este, na linha Azul, vai estar encerrado sábado e domingo para a conclusão dos trabalhos da nova estação da Reboleira, anunciou hoje a Transportes de Lisboa.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

Lusa

Em comunicado, a holding que agrega a Carris, o Metro e a Transtejo indica que aquele troço vai estar encerrado em ambos os sentidos e que a circulação na linha Azul vai fazer-se apenas nos troços Santa Apolónia -- Pontinha.

Em alternativa, os passageiros do Metro podem utilizar os "autocarros da Carris ao serviço do Metropolitano de Lisboa, que efetuarão o percurso correspondente ao troço Pontinha-Amadora Este, com intervalos de cerca de 12 minutos", afirma a Transportes de Lisboa (TL).

"Nestes percursos e horários, serão aceites todos os títulos de transporte válidos no Metro", frisa a holding.

Os autocarros alternativos vão estar identificados com a informação "Ao serviço do Metro" e terão os seus pontos de paragem o mais próximo possível das estações Pontinha, Alfornelos e Amadora Este.

O prolongamento da linha Azul a partir da estação Amadora-Este, em cerca de 579 metros, "insere-se na estratégia de reforço da intermodalidade com a ferrovia e assegurará a ligação da Linha Azul com a linha de comboios de Sintra", explicou anteriormente a TL.

O valor global da estação da Reboleira é de cerca de 60 milhões de euros, revelou a TL, contabilizando o investimento da primeira fase, que também está abrangido por financiamento comunitário de 42,5 milhões do Fundo de Coesão, para despesas de 2007 a 2015.

A Linha Azul do Metro passará a ter a extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa), estimando-se que a ligação à linha ferroviária de Sintra gere uma procura "de cerca de quatro milhões de passageiros/ano".

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.