sicnot

Perfil

País

Governo aprova fim dos exames nos 4º e 6º anos e agenda provas de aferição

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros o fim dos exames nos 4º e 6º anos e agendou as provas de aferição do 2º, 5º e 8º anos a 6 de junho para Português e a 8 para Matemática, podendo as escolas não as fazer este ano, anunciou o ministro.

SIC

Tiago Brandão Rodrigues explicou que, este ano, foi decidido aplicar um "regime transitório" que permitirá aos diretores escolares optarem por não efetuar as provas de aferição nos diversos anos do ensino básico, desde que fundamentem essa decisão.

"No próximo ano, estas provas [aferição] serão de aplicação universal e obrigatória", disse o ministro.

Segundo um diploma hoje aprovado, as provas de português e Estudo do Meio do 2.º ano e do 5.º ano vão realizar-se às 10:30 do dia 6 de junho. A prova de aferição de Português do 8.º ano está marcada para o mesmo dia às 14:30.

Para dois dias mais tarde está marcada a prova de aferição de Matemática e Estudo do Meio do 2.º ano e de Matemática do 5.º ano (10:30) e para as 14:30 à de Matemática do 8.º ano.

"Em todo este processo de discussão pública foi importante também termos tido a possibilidade de ouvirmos o maior número de entidades", vincou o ministro da Educação.

O ministro defendeu que a norma transitória faz sentido para "deixar dentro da autonomia das escolas a possibilidade" de se organizarem.

O novo modelo de avaliação, anunciado em janeiro, mantém os exames do 9.º ano, com o seguinte calendário: 17 de junho - 1 ª fase Português; 21 de junho - 1ª fase de Matemática; 15 de julho - 2ª fase de Português e 20 de julho - 2ª fase de Matemática.

As escolas que pretendam podem manter este ano provas de Português e Matemática no 4.º e no 6.º ano, a realizar numa única fase: 23 de maio e 03 de junho, respetivamente.

"O ministério irá fornecer às escolas que assim o pretendam uma matriz para a elaboração de provas de 4.º e 6.º ano", bem como "modelos de pauta desagregada por domínios e um guião de análise de resultados", indicou Tiago Brandão Rodrigues.

Esta informação, referiu, já chegou a algumas escolas e outras estão ainda a recebê-la: "É um processo que demora algum tempo".

Segundo o ministro, as disposições transitórias "são válidas só para este ano" e visam "ir ao encontro" de dúvidas e preocupações manifestadas pela comunidade escolar.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Projeto Abem dá medicamentos grátis a 2.500 pessoas
    12:53
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Nove suspeitos do ataque de Manchester têm entre 18 e 38 anos
    1:02
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.

  • Roteiro de sugestões para o fim de semana
    13:00
    Se7e

    Se7e

    6ª feira no Jornal da Noite

    Todas as sextas-feiras há uma rubrica de lifestyle no Jornal da Noite. Se7e mostra o melhor do país, numa parceria SIC/Visão. Um roteiro de sugestões para o fim de semana, com os novos restaurantes e hotéis, as lojas da moda, os bares e as esplanadas.