Portal do clima antevê temperaturas e chuva até ao final do século
23.03.2016 16h00
O portal do clima, preparado pelo instituto responsável pela meteorologia, vai disponibilizar informação com indicadores como temperatura ou pluviosidade, até final do século, úteis para a definição de projetos de empresas, administração pública ou local.

PAULO NOVAIS
O instrumento, no âmbito da resposta às alterações climáticas, vai estar disponível a partir de abril, mas já se encontra numa fase de experiência, e é lançado hoje pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera, numa cerimónia a decorrer em Lisboa para marcar o Dia Meteorológico Mundial.
"O principal objetivo é criar um conjunto de dados que possa auxiliar seja a administração local, nacional, empresas públicas e privadas, para terem informação que apoiem estrategicamente a sua área de negócio", por exemplo, para a preparação de projetos de barragens, que vão fornecer água nos próximos 40 anos, tendo em conta a diminuição ou aumento da chuva, explicou à agência Lusa o diretor de Meteorologia e Geofísica do IPMA.
Pedro Viterbo explicou que "todo o público, seja geral ou especialista, pode comparar a normal, o conjunto das condições meteorológicas de hoje, com a normal entre 2010 e 2040 e preparar tudo para se adaptar ao clima".
O portal, que, segundo o especialista, "é bastante completo, tem 41 indicadores a relacionar a situação atual com o período futuro escolhido", e será útil para diversas áreas, da agricultura à saúde, turismo, gestão de risco de incêndio ou da aridez do terreno.
Foram criados vários indicadores ou grandezas meteorológicas, por exemplo, aquela associada à temperatura que informa sobre máximos e minímos, mas também acerca do número de dias muitos quentes, com valores acima dos 35 graus Celsius.
Além das barragens, outras situações são apontadas por Pedro Viterbo, como a atualização do regulamento da construção civil.
"Não há uma única linha nesse regulamento que envolva alterações climáticas e não faz qualquer sentido, neste momento, termos um documento que não seja ajustável àquilo que vai acontecer nos próximos 30, 40, 50 anos", tempo de duração dos edifícios e período em que é esperado um aquecimento do clima, realçou.
Os especialistas têm projeções climáticas para o século XXI, divididas em três conjuntos de 30 anos, a começar em 2011, e informação sobre os últimos 30 anos.
Com base em cenários regionais sobre a Europa, os técnicos reuniram mais de uma dezena de cenários para Portugal, fazendo uma média entre eles o que reduz a incerteza.
O tratamento dos dados, com a tecnologia científica atual, "dá-nos confiança de que estamos a dar o melhor produto, a melhor antevisão possível", concluiu.
O portal do clima insere-se no programa Adapt, financiado pelo EEA Grants, que reúne Noruega, Islândia e Liechtenstein, e transfere para Portugal verbas para projetos em áreas como o mar ou a adaptação a alterações climáticas.
O Dia Meteorológico Mundial, que hoje se comemora, é assinalado com uma sessão que conta com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e, além da apresentação do portal do clima, resultado de uma associação entre o IPMA e a Agência Portuguesa do Ambiente, são assinados protocolos de cooperação científica, na área das energias renováveis, com a EDP Inovação, e na área do alerta precoce sísmico, com o Instituto Superior Técnico.
Lusa
Relacionados
-
Chuva e queda de neve nas miniférias da Páscoa
As miniférias da Páscoa vão ser dominadas pela chuva, que será mais frequente nas regiões do norte e no centro, e queda de neve, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.
- 0:28
O tempo para hoje
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje: períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde; aguaceiros, em geral fracos e pouco frequentes, em especial nas regiões Centro e Sul, e que serão de neve acima de 1400/1600 metros, subindo a cota para 1600/1800 metros a partir da tarde; vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante norte, soprando por vezes moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas do Centro e Sul no início e fim do dia; formação de geada nas regiões do interior Norte e Centro; possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal.
Na Homepage
- 3:02
- 0:57
"Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.
24.04.2018 às 12h22
-
Lisboa e Leiria sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido ao vento forte
Os distritos de Lisboa e Leiria vão estar sob aviso amarelo na faixa costeira entre quarta e quinta-feira devido à previsão de vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
24.04.2018 às 14h06
-
Aviões aterraram na Madeira mas três aterragens foram canceladas devido ao vento
24.04.2018 às 15h00
-
- 1:19
Ordem dos Médicos diz que Santa Maria não tem condições para dar formação em otorrinolaringologia
O Hospital de Santa Maria está impedido de formar novos médicos na especialidade de otorrinolaringologia até abril do próximo ano. A Ordem dos Médicos considera que o serviço não tem condições para continuar a dar formação aos internos. A SIC contactou o Hospital de Santa Maria que recusou prestar declarações sobre o caso.
24.04.2018 às 15h11
-
-
Mais de 75% das grávidas vacinadas contra a tosse convulsa em 2017
Os dados correspondem ao ano passado, onde 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa. Este é o primeiro balanço da alteração ao Plano Nacional da Vacinação, desde que foi implementado em janeiro de 2017. Os números da campanha de repescagem para a vacina do sarampo também já são conhecidos, estimando-se que 60 a 70 mil pessoas tenham sido vacinadas contra a doença só este ano.
24.04.2018 às 11h24
-
-
- 1:13
Governo quer que os anos do serviço militar obrigatório contem para a carreira contributiva
O Governo quer que o tempo de serviço militar obrigatório conte na carreira contributiva no regime geral. Desta forma, os contribuintes poderão ter direito a bonificações nas reformas antecipadas e nas pensões. O serviço militar obrigatório terminou em 2004.
24.04.2018 às 13h36
-
- 2:19
Serviços mínimos impedem que falte água em dia de greve com grande adesão
24.04.2018 às 14h22
-
-
-
Ikea avisa clientes por causa de lapso no fabrico de placa de fogão
Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo Ikea levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste ano a agendarem uma visita técnica de reparação.
24.04.2018 às 11h46
- 1:19
Irão, protecionismo e jardinagem. A visita de Estado de Marcon aos EUA
Emmanuel Macron está em Washington, numa visita de Estado que tem o Irão e o protecionismo norte-americano em pano de fundo. Ontem, Trump e o homólogo francês plantaram uma árvore e visitaram monumentos históricos. O dia acabou com um jantar de Estado, o primeiro oferecido a um líder estrangeiro nos 15 meses de Trump na Casa Branca.
24.04.2018 às 13h36
-
Antigo Presidente norte-americano George H. W. Bush hospitalizado
O ex-Presidente norte-americano George H. W. Bush, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, Barbara, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue", anunciou hoje o seu porta-voz.
24.04.2018 às 8h31