sicnot

Perfil

País

Açores e quatro distritos do Norte sob Aviso Amarelo devido a vento forte

Quatro distritos do país e parte do arquipélago dos Açores vão estar no sábado sob Aviso Amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte e agitação marítima.

LUSA

De acordo com informação hoje disponível da página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga e Porto vão estar sob 'Aviso Amarelo' entre as 9:00 e as 18:00 de sábado devido à previsão de vento forte a muito forte de sudoeste com rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Os grupos Ocidental e Central do Arquipélago dos Açores vão estar igualmente sob 'Aviso Amarelo', mas a partir das 00:00 e até às 12:00 de sábado, devido à previsível "altura significativa das ondas", alerta o IPMA, que especifica serem esperadas ondas de Noroeste com 6 metros.

O Aviso Amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado e com períodos de chuva fraca no Norte e Centro do país e pouco nublado no Sul.

Durante o dia de hoje o vento será em geral fraco, soprando temporariamente moderado nas terras altas.

Quanto às temperaturas, o IPMA prevê uma subida da temperatura mínima no Norte e descida da temperatura máxima.

Em Lisboa, a temperatura vai variar entre os 9 e os 18 graus celsius, no Porto entre os 7 e os 16 e em Faro entre os 9 e os 19.

Lusa

  • A história de João Ricardo
    10:37
  • Parceiros sociais começam hoje debate sobre salário mínimo

    Economia

    Os parceiros sociais reúnem-se hoje com o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, para iniciarem a discussão sobre a atualização do salário mínimo para o próximo ano, com as centrais sindicais e confederações patronais a assumirem posições divergentes.Em cima da mesa estarão as propostas das centrais sindicais, com a CGTP a exigir 600 euros a partir de janeiro de 2018 e a UGT a reivindicar 585 euros como ponto de partida para a negociação.

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • "No fim, logo se vê" se foram quatro anos de uma legislatura perdida
    1:28

    País

    Pedro Passos Coelho acusa o Governo de perder uma legislatura. O presidente do PSD diz que "no fim, logo se vê" se foram ou não quatro anos de oportunidade perdida para o país. No último Conselho Nacional antes das eleições diretas do partido, Passos acusou o Executivo de perder o rumo e apontou os casos do Infarmed e do aumento do preço da água como exemplos de desorientação.

  • Marcelo apoia novo Mecanismo Europeu de Proteção Civil
    0:44

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa considera o novo Mecanismo de Proteção Civil uma ideia muito boa, que tem todo o apoio do Governo e do Presidente da República. Marcelo apenas lamenta que o modelo não existisse durante os incêndios deste ano.