sicnot

Perfil

País

Baixa e Chiado são as zonas mais procuradas pelos turistas de cruzeiro

A Baixa/Chiado, o Bairro Alto, Alfama e Belém foram as zonas de Lisboa mais visitadas no ano passado pelos turistas de cruzeiro, que preferem andar a pé ou de autocarro turístico quando estão na cidade.

Estas são as conclusões de um inquérito levado a cabo pelo Observatório de Turismo de Lisboa no qual participaram mil passageiros estrangeiros, de 47 navios, que fizeram escala na capital portuguesa entre junho e outubro de 2015.

Cerca de metade (50,8%) dos entrevistados é do Reino Unido, seguindo-se os turistas provenientes da Alemanha (15,1%) e da Itália (13,8%).

Quase 71% dos inquiridos nunca tinha vindo a Lisboa e a maioria (73,4%) recorreu a amigos e família para obter informações acerca da cidade.

O autocarro turístico foi o meio de transporte que mais utilizaram na cidade (54,8%), seguido dos passeios a pé (54,1%) e o táxi (48,9%).

Os autocarros regulares foram escolhidos apenas por 6,1% dos turistas, o metro por 4%, o comboio por 2,5% e o elétrico por 1,1%.

Cerca de 87% foram visitar a Baixa/Chiado, 84,8% o Bairro Alto e o Cais do Sodré, 82,2% visitou o eixo Alfama/Castelo/Mouraria, 81,4% a Mouraria e 39,4% o Parque das Nações.

Na região de Lisboa, as cidades mais visitadas, depois da capital, foram Cascais e Sintra com 28,1% e 13,7% desses turistas, respetivamente. A quarta cidade mais procurada foi Fátima, na região Centro (6,7%).

O que mais lhes agradou na cidade foi o clima (33,3%), a comida (17,4%), a beleza (13,9%), as pessoas (9%) e os pastéis de Belém (6,9%).

Sessenta por cento dos inquiridos admitiu que Lisboa superou as suas expectativas, enquanto 31% disse que foi de encontro ao que esperava.

Quase 43% dos turistas considerou "muito provável" um futuro regresso a Lisboa e 59,6% inclui a capital portuguesa no top 10 de destinos a visitar.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.