sicnot

Perfil

País

Comissão Nacional do PS reúne-se hoje para preparar próximo congresso

A Comissão Nacional do Partido Socialista reúne-se hoje, em Lisboa. A data inicial estava prevista para sábado, no Porto, mas por motivos de doença do secretário-geral, António Costa, acabou por ser adiada. O principal objetivo do encontro é preparar o próximo congresso nacional marcado para 4 e 5 de junho.

António Costa teve de cancelar toda a agenda prevista para o final da semana por motivo de doença.

António Costa teve de cancelar toda a agenda prevista para o final da semana por motivo de doença.

© Francois Lenoir / Reuters

António Costa ainda participou na reunião da Comissão Política Nacional do PS na quarta-feira à noite. No entanto, no dia seguinte, teve de cancelar toda a agenda prevista, que incluía presidir ao Conselho de Ministros, inauguração da Cidade do Futebol, na Cruz Quebrada (Oeiras), e depois a presença numa reunião da concertação social, na qual deveria apresentar aos parceiros sociais as principais linhas do Programa Nacional de Reformas.

Por proposta do Secretariado Nacional, a Comissão Nacional do PS procederá à votação de alterações ao regulamento eleitoral interno e de designação de candidatos a cargos de representação política, assim como marcará o local do congresso.

A Comissão Nacional do PS votará também o regulamento para a eleição direta do secretário-geral pelos militantes deste partido (que ocorre normalmente entre duas a três semanas antes do congresso) e aprovará o regulamento da eleição de delegados ao congresso.

Nesta reunião, será ainda eleita a Comissão Organizadora do XXI Congresso (COC) e será marcada a eleição do presidente e dos delegados ao congresso federativo de Coimbra, que foi adiado alguns meses por dúvidas em relação à fiabilidade dos cadernos eleitorais nesta estrutura distrital dos socialistas.

  • PS pondera apoiar recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto
    1:06

    País

    O PS admitiu apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto. Esta foi uma hipótese deixada em aberto no final da reunião da Comissão Política Socialista pelo líder da Federação do Porto. Na reunião que durou duas horas, António Costa defendeu o Programa Nacional de Reformas.

  • PS quer regras mais apertadas para ex-titulares de cargos políticos
    2:21

    País

    Os socialistas querem regras mais apertadas para titulares de cargos políticos que passem para o setor privado. Além do período de nojo de 3 anos, o projeto apresentado esta semana pelo PS exige luz verde da Assembleia da República sempre que um ex-governante se transfira para empresas do setor que tutelou enquanto governava. O caso de Maria Luís Albuquerque é, neste momento, o rosto dessa polémica.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.