sicnot

Perfil

País

Comissão Nacional do PS reúne-se hoje para preparar próximo congresso

A Comissão Nacional do Partido Socialista reúne-se hoje, em Lisboa. A data inicial estava prevista para sábado, no Porto, mas por motivos de doença do secretário-geral, António Costa, acabou por ser adiada. O principal objetivo do encontro é preparar o próximo congresso nacional marcado para 4 e 5 de junho.

António Costa teve de cancelar toda a agenda prevista para o final da semana por motivo de doença.

António Costa teve de cancelar toda a agenda prevista para o final da semana por motivo de doença.

© Francois Lenoir / Reuters

António Costa ainda participou na reunião da Comissão Política Nacional do PS na quarta-feira à noite. No entanto, no dia seguinte, teve de cancelar toda a agenda prevista, que incluía presidir ao Conselho de Ministros, inauguração da Cidade do Futebol, na Cruz Quebrada (Oeiras), e depois a presença numa reunião da concertação social, na qual deveria apresentar aos parceiros sociais as principais linhas do Programa Nacional de Reformas.

Por proposta do Secretariado Nacional, a Comissão Nacional do PS procederá à votação de alterações ao regulamento eleitoral interno e de designação de candidatos a cargos de representação política, assim como marcará o local do congresso.

A Comissão Nacional do PS votará também o regulamento para a eleição direta do secretário-geral pelos militantes deste partido (que ocorre normalmente entre duas a três semanas antes do congresso) e aprovará o regulamento da eleição de delegados ao congresso.

Nesta reunião, será ainda eleita a Comissão Organizadora do XXI Congresso (COC) e será marcada a eleição do presidente e dos delegados ao congresso federativo de Coimbra, que foi adiado alguns meses por dúvidas em relação à fiabilidade dos cadernos eleitorais nesta estrutura distrital dos socialistas.

  • PS pondera apoiar recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto
    1:06

    País

    O PS admitiu apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto. Esta foi uma hipótese deixada em aberto no final da reunião da Comissão Política Socialista pelo líder da Federação do Porto. Na reunião que durou duas horas, António Costa defendeu o Programa Nacional de Reformas.

  • PS quer regras mais apertadas para ex-titulares de cargos políticos
    2:21

    País

    Os socialistas querem regras mais apertadas para titulares de cargos políticos que passem para o setor privado. Além do período de nojo de 3 anos, o projeto apresentado esta semana pelo PS exige luz verde da Assembleia da República sempre que um ex-governante se transfira para empresas do setor que tutelou enquanto governava. O caso de Maria Luís Albuquerque é, neste momento, o rosto dessa polémica.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.