sicnot

Perfil

País

Jovem acusado de matar adolescente em Salvaterra de Magos começa hoje a ser julgado

O Tribunal de Santarém começa hoje a julgar o jovem suspeito de matar um adolescente de 14 anos em maio de 2015, em Salvaterra de Magos, e que é acusado de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

Tribunal de Santarém

Tribunal de Santarém

DR

O arguido, atualmente com 18 anos, é acusado de ter matado o adolescente na noite de 11 de maio de 2015 devido aos golpes que lhe desferiu com um tubo de metal, no corpo e na cabeça, e de, na tarde de dia 13, ter arrastado o cadáver, escondendo-o no sótão do prédio onde o crime ocorreu.

O jovem, preso preventivamente no estabelecimento prisional especial de Leiria desde 15 de maio de 2015, é acusado de ter agido "motivado pelo seu gozo pessoal" e pelo "desejo" de ficar com um telemóvel, peças de roupa e ténis que pertenciam à vítima, matando "por motivos insignificantes".

No processo, consultado pela Lusa, é referido que o jovem apresentou várias versões desde o primeiro momento em que foi ouvido pela Polícia Judiciária, a 12 de maio, uma disparidade "demonstrativa de que falta frequentemente à verdade, tentando adaptar o discurso às circunstâncias".

Além da sessão agendada para decorrer ao longo de todo o dia de hoje, o coletivo de juízes, presidido por Raquel Matos Rolo, marcou já a continuação do julgamento para o próximo dia 14.

Lusa

  • Incêndios causaram 76 feridos no espaço de uma semana
    0:34

    País

    No espaço de uma semana, 76 pessoas ficaram feridas, incluindo seis com gravidade, durante os incêndios florestais. Na conferência de imprensa desta tarde, a Proteção Civil explicou que há cinco planos municipais de emergência ativos por causa das chamas.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.