sicnot

Perfil

País

Buscas na TAP e na Parpública, PGR suspeita de corrupção

Em desenvolvimento

A Polícia Judiciária está a efetuar buscas na TAP e na Parpública, em Lisboa. Em causa está o negócio da compra, pela companhia aérea, da empresa de manutenção no Brasil, em 2005. A Procuradoria-geral da República suspeita de corrupção e gestão danosa.

Última atualização às 17:03

A Procuradoria-Geral da República confirmou entretanto, em comunicado "a realização de buscas na TAP e na Parpública" e acrescenta que "o processo não tem arguidos constituídos".

"Em causa estão suspeitas da prática dos crimes de administração danosa, participação económica em negócio, tráfico de influência, burla qualificada, corrupção e branqueamento", refere a nota da PGR.

A TAP pagou na altura cerca de 24 milhões de euros pela antiga VEM, a empresa de manutenção que pertencia à falida Varig. O negócio acabou por ser ruinoso para a TAP, já que a VEM sempre acumulou prejuizos.

A PJ está a investigar o negócio que a TAP fez em parceria com o empresário Stanley Ho.

Mais tarde, a TAP acabou por comprar a posição da Geocapital - a empresa do macaense -, e a pagar um prémio de 20% a Stanley Ho.

Para a empresa do macaense trabalhava Diogo Lacerda Machado, o agora homem forte de António Costa nas negociações entre o Governo e o consórcio Atlantic Gateway, sobre a privatização da TAP.

O negócio já estava em investigação desde 2013 e tem agora novos desenvolvimentos.

Ao que a SIC apurou, a PJ está reunida com os advogados da TAP. Fernando Pinto já foi ouvido várias vezes neste processo.

O Ministério Público está a ser coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ.

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16