sicnot

Perfil

País

Buscas na TAP e na Parpública, PGR suspeita de corrupção

Em desenvolvimento

A Polícia Judiciária está a efetuar buscas na TAP e na Parpública, em Lisboa. Em causa está o negócio da compra, pela companhia aérea, da empresa de manutenção no Brasil, em 2005. A Procuradoria-geral da República suspeita de corrupção e gestão danosa.

Última atualização às 17:03

A Procuradoria-Geral da República confirmou entretanto, em comunicado "a realização de buscas na TAP e na Parpública" e acrescenta que "o processo não tem arguidos constituídos".

"Em causa estão suspeitas da prática dos crimes de administração danosa, participação económica em negócio, tráfico de influência, burla qualificada, corrupção e branqueamento", refere a nota da PGR.

A TAP pagou na altura cerca de 24 milhões de euros pela antiga VEM, a empresa de manutenção que pertencia à falida Varig. O negócio acabou por ser ruinoso para a TAP, já que a VEM sempre acumulou prejuizos.

A PJ está a investigar o negócio que a TAP fez em parceria com o empresário Stanley Ho.

Mais tarde, a TAP acabou por comprar a posição da Geocapital - a empresa do macaense -, e a pagar um prémio de 20% a Stanley Ho.

Para a empresa do macaense trabalhava Diogo Lacerda Machado, o agora homem forte de António Costa nas negociações entre o Governo e o consórcio Atlantic Gateway, sobre a privatização da TAP.

O negócio já estava em investigação desde 2013 e tem agora novos desenvolvimentos.

Ao que a SIC apurou, a PJ está reunida com os advogados da TAP. Fernando Pinto já foi ouvido várias vezes neste processo.

O Ministério Público está a ser coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.