sicnot

Perfil

País

Montalegre limpa neve para pôr transportes escolares a circular

A Proteção Civil de Montalegre mobilizou esta manhã 25 operacionais, seis limpa-neves e dois espalhadores de sal para limpar a neve das estradas e pôr os transportes escolares a circular, disse fonte do município.

(Arquivo)Montalegre, fevereiro de 2014 (Eu Repórter/ G. Pedreira)

(Arquivo)Montalegre, fevereiro de 2014 (Eu Repórter/ G. Pedreira)

Arquivo (Eu Repórter/ G. Pedreira)

O vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, disse à agência Lusa que esta noite nevou com grande intensidade neste concelho do distrito de Vila Real, classificando-o como o "maior nevão", deste inverno e primavera.

"Estamos com algumas dificuldades, há muita neve. Mas estamos a trabalhar para que as vias fiquem transitáveis e possa haver aulas", afirmou.

Embora se perspetive algum atraso no funcionamento normal dos estabelecimentos de ensino, o responsável referiu que as escolas vão abrir esta manhã

Desde as 06:00 que estão no terreno os meios da Proteção Civil (bombeiros e câmara municipal) a efetuarem as operações de limpeza das estradas.

Segundo referiu o autarca, a trabalhar estão seis limpa-neves, dois espalhadores de sal e cerca de 25 operacionais da Proteção Civil.

As zonas mais complicadas são as áreas do Parque Nacional da Peneda Gerês, como Pitões, Outeiro ou Paradela onde, segundo o responsável, se chegou a acumular "cerca de 30 centímetros de neve, gelo".

Apesar dos constrangimentos, o manto branco tornou-se também numa atração turística que leva vários visitantes a Montalegre.

Durante a noite também se sentiram alguns constrangimentos no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto de Espinho, Serra do Marão, perto de Vila Real, devido à neve que se acumulou na via, mas esta manhã a circulação faz-se com normalidade.

Segundo a GNR, as principais vias do distrito de Vila Real estão transitáveis.

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Prémio Pessoa 2016 hoje anunciado em Sintra

    País

    O Prémio Pessoa 2016, que distingue uma personalidade que tenha tido uma "intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica" no país, é anunciado hoje, às 12:00, no Palácio de Seteais, em Sintra.