sicnot

Perfil

País

Montalegre limpa neve para pôr transportes escolares a circular

A Proteção Civil de Montalegre mobilizou esta manhã 25 operacionais, seis limpa-neves e dois espalhadores de sal para limpar a neve das estradas e pôr os transportes escolares a circular, disse fonte do município.

(Arquivo)Montalegre, fevereiro de 2014 (Eu Repórter/ G. Pedreira)

(Arquivo)Montalegre, fevereiro de 2014 (Eu Repórter/ G. Pedreira)

Arquivo (Eu Repórter/ G. Pedreira)

O vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, disse à agência Lusa que esta noite nevou com grande intensidade neste concelho do distrito de Vila Real, classificando-o como o "maior nevão", deste inverno e primavera.

"Estamos com algumas dificuldades, há muita neve. Mas estamos a trabalhar para que as vias fiquem transitáveis e possa haver aulas", afirmou.

Embora se perspetive algum atraso no funcionamento normal dos estabelecimentos de ensino, o responsável referiu que as escolas vão abrir esta manhã

Desde as 06:00 que estão no terreno os meios da Proteção Civil (bombeiros e câmara municipal) a efetuarem as operações de limpeza das estradas.

Segundo referiu o autarca, a trabalhar estão seis limpa-neves, dois espalhadores de sal e cerca de 25 operacionais da Proteção Civil.

As zonas mais complicadas são as áreas do Parque Nacional da Peneda Gerês, como Pitões, Outeiro ou Paradela onde, segundo o responsável, se chegou a acumular "cerca de 30 centímetros de neve, gelo".

Apesar dos constrangimentos, o manto branco tornou-se também numa atração turística que leva vários visitantes a Montalegre.

Durante a noite também se sentiram alguns constrangimentos no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto de Espinho, Serra do Marão, perto de Vila Real, devido à neve que se acumulou na via, mas esta manhã a circulação faz-se com normalidade.

Segundo a GNR, as principais vias do distrito de Vila Real estão transitáveis.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57