sicnot

Perfil

País

Quem é Diogo Lacerda Machado

Quem é Diogo Lacerda Machado

Diogo Lacerda Machado é o homem que fez a ponte no acordo entre o BPI e o Caixabank com o Estado. O PSD quer ter acesso ao contrato celebrado entre o primeiro-ministro e o seu amigo, que participou em vários processos negociais em representação do Estado, mesmo antes de ser contratado oficialmente.

A propósito do caso de Diogo Lacerda Machado, o gabinete do primeiro-ministro fez chegar esta segunda-feira à noite às redações um esclarecimento. Diz que foi submetido, na última quinta-feira, à Direção-Geral dos Trabalhadores em Funções Públicas o pedido de parecer obrigatório para a contratação do advogado e recebeu agora o parecer favorável. Estão agora reunidas as condições para que seja assinado um contrato.

O gabinete do primeiro-ministro ainda não disponibilizou o contrato celebrado com o advogado Diogo Lacerda Machado, que é também amigo pessoal de António Costa. A SIC pediu acesso a esse contrato, mas ainda não obteve esclarecimentos.

  • Isabel dos Santos chega a acordo com o Caixabank

    Mundo

    A empresária angolana Isabel dos Santos acaba de chegar a acordo com os espanhóis do Caixabank para a saída do capital do BPI. O Caixabank reforça e assume o controlo do banco português. Isabel dos Santos assume o controlo do banco BFA. As negociações foram fechadas este sábado com o acordo dos reguladores do mecado de capitais e do setor bancário.

  • Isabel dos Santos chega a acordo com Caixabank e sai do BPI
    1:18

    Economia

    Isabel dos Santos e os espanhóis do CaixaBank já têm luz verde dos reguladores para aplicarem um acordo sobre o BPI. As negociações foram difíceis, mas o entendimento foi alcançado e a empresária angolana sai do capital do BPI e passa a assumir o controlo do Banco de Fomento de Angola.

  • "BPI vai passar a estar em condições de concorrer à compra do Novo Banco"
    0:42

    Opinião

    "É uma ótima notícia para Portugal, o BPI vai passar a estar em condições de concorrer à compra do Novo Banco", considerou Luís Marques Mendes no habitual comentário no Jornal da Noite na SIC. O acordo entre a empresária angolana Isabel dos Santos e CaixaBank foi fechado na sequência de uma reunião que decorreu este domingo entre os acionistas do BPI. Marques Mendes felicitou o entendimento.

  • CMVM suspende negociação das ações do BPI

    Economia

    A negociação das ações do BPI na bolsa portuguesa está suspensa “até à divulgação de informação relevante”, anunciou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta manhã. O regulador quer esclarecimentos sobre o acordo entre o CaixaBank e Isabel dos Santos.

  • Acordo entre Caixabank e Isabel dos Santos sobre o BPI
    6:58

    Edição da Manhã

    O acordo entre CaixaBank e Isabel dos Santos sobre o BPI e o aopio de Marcelo Rebelo de Sousa ao Governo na defesa da Caixa Geral de Depósitos como "uma instituição nuclear e uma instituição de controlo público do sistema financeiro português" na análise de João Palma-Ferreira, jornalista do Expresso.

  • Isabel dos Santos ganha controlo do BFA, Caixabank reforça posição no BPI
    1:21

    Economia

    O acordo entre os acionistas do BPI para reduzir a posição do banco em Angola, que a supervisão considerava problemática, foi oficialmente anunciado. Na sequência do entendimento, anunciado à CMVM, o regulador dos mercados decidiu suspender as negociações dos títulos do BPI na bolsa, enquanto aguarda por novas informações. Do que já se sabe, o espanhol CaixaBank reforça a posição no BPI, enquanto Isabel dos Santos assume o controlo do Banco de Fomento de Angola (BFA).

  • Bombeiros ficaram de prevenção após intoxicação em Corroios
    1:16

    País

    17 alunos da escola EB 2+3 em Corroios, no Seixal, foram hospitalizados esta segunda-feira com sintomas de intoxicação alimentar. Os alunos, entre os 7 e os 14 anos, foram transportados 12 para o hospital Garcia de Orta, em Almada e cinco para o hospital do Barreiro. O transporte foi feito pelos bombeiros voluntários da Amora e do Seixal mantiveram uma equipa de socorro no local apenas por prevenção.

  • "Nada mais há a dizer" sobre a Caixa
    0:13

    Caso CGD

    O primeiro-ministro voltou esta segunda-feira a dizer que já não há nada para discutir, na polémica sobre a entrega de declarações de património dos gestores da CGD. Foram as declarações de António Costa, na Cidade da Praia, à margem da quarta cimeira bilateral entre Portugal e Cabo Verde.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46