sicnot

Perfil

País

Aumentou o número de mortos sob efeito de álcool nas estradas

O número de vítimas mortais de acidentes na estrada sob efeito de álcool aumentou em 2015. De acordo com o Jornal de Notícias (JN), registou-se um aumento de 2% face a 2014.

© Mike Segar / Reuters

Os dados do Instituto de Medicina Legal, citados pelo JN, revelam consumo de álcool em 34,2% dos corpos autopsiados de vítimas mortais de acidentes rodoviários. Destes, cerca de metade tinham uma taxa de alcoolemia equivalente a crime, ou seja, igual ou superior a 1,2 gramas por litro.

O problema, atinge, naturalmente, proporções mais graves entre os condutores. Dos 264 corpos de condutores analisadas, 110 seguiam ao volante.

Só no primeiro trimestre deste ano, já foram detetados quase 3 mil condutores alcoolizados com mais de 1,2 gramas de álcool por litro de sangue.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21