sicnot

Perfil

País

Aumentou o número de mortos sob efeito de álcool nas estradas

O número de vítimas mortais de acidentes na estrada sob efeito de álcool aumentou em 2015. De acordo com o Jornal de Notícias (JN), registou-se um aumento de 2% face a 2014.

© Mike Segar / Reuters

Os dados do Instituto de Medicina Legal, citados pelo JN, revelam consumo de álcool em 34,2% dos corpos autopsiados de vítimas mortais de acidentes rodoviários. Destes, cerca de metade tinham uma taxa de alcoolemia equivalente a crime, ou seja, igual ou superior a 1,2 gramas por litro.

O problema, atinge, naturalmente, proporções mais graves entre os condutores. Dos 264 corpos de condutores analisadas, 110 seguiam ao volante.

Só no primeiro trimestre deste ano, já foram detetados quase 3 mil condutores alcoolizados com mais de 1,2 gramas de álcool por litro de sangue.

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.