sicnot

Perfil

País

Aumentou o número de mortos sob efeito de álcool nas estradas

O número de vítimas mortais de acidentes na estrada sob efeito de álcool aumentou em 2015. De acordo com o Jornal de Notícias (JN), registou-se um aumento de 2% face a 2014.

© Mike Segar / Reuters

Os dados do Instituto de Medicina Legal, citados pelo JN, revelam consumo de álcool em 34,2% dos corpos autopsiados de vítimas mortais de acidentes rodoviários. Destes, cerca de metade tinham uma taxa de alcoolemia equivalente a crime, ou seja, igual ou superior a 1,2 gramas por litro.

O problema, atinge, naturalmente, proporções mais graves entre os condutores. Dos 264 corpos de condutores analisadas, 110 seguiam ao volante.

Só no primeiro trimestre deste ano, já foram detetados quase 3 mil condutores alcoolizados com mais de 1,2 gramas de álcool por litro de sangue.

  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.