sicnot

Perfil

País

Presidente da República promulga lei que elimina requalificação de docentes

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a lei que elimina a requalificação de docentes, anunciou hoje a Presidência da República, na sua página na internet.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

A decisão é justificada com o facto de não existirem "efeitos orçamentais relevantes" e com a preocupação de "salvaguarda de legítimos direitos dos interessados".

O parlamento revogou, em fevereiro, o diploma sobre o regime de requalificação de docentes, criado pelo governo de coligação PSD/CDS-PP, que sempre mereceu a contestação dos sindicatos do setor, por temerem despedimentos.

A 12 de fevereiro, a maioria que suporta o Governo do PS no parlamento aprovou, com os votos contra de PSD e CDS-PP, um diploma que revoga o regime de requalificação de docentes, resultante de projetos do PCP e BE.

O texto do diploma, aprovado em votação final global por PS, BE, PCP, PEV e PAN, revoga normas em vigor sobre a chamada requalificação e mobilidade do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

Lusa

  • PS perde votos, Marcelo entra em alta
    2:04

    País

    Se as eleições legislativas fossem hoje o Partido Socialista venceria, sem maioria e com menos votos que há um mês. Na primeira sondagem depois da tomada de posse do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa aparece com a popularidade em alta, acima dos 55%. São os resultados da sondagem SIC/Expresso.

  • A popularidade espetacular de Marcelo
    8:19

    Bernardo Ferrão

    Na primeira sondagem depois da tomada de posse do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa aparece com a popularidade em alta, acima dos 55%. Um "valor espetacular", diz o subdiretor de informação da SIC Bernardo Ferrão, que comenta ainda o debate quinzenal de hoje e a "discussão feia" entre Catarina Martins e António Costa.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Samsung vai vender modelos reparados do Galaxy Note 7

    Economia

    A Samsung Electronics anunciou hoje que vai vender e alugar telemóveis reparados do modelo Galaxy Note 7 depois de no ano passado a empresa ter decidido suspender a respetiva produção devido a incêndios nas baterrias de íon-lítio.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.