sicnot

Perfil

País

Presidente da República promulga lei que elimina requalificação de docentes

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a lei que elimina a requalificação de docentes, anunciou hoje a Presidência da República, na sua página na internet.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

A decisão é justificada com o facto de não existirem "efeitos orçamentais relevantes" e com a preocupação de "salvaguarda de legítimos direitos dos interessados".

O parlamento revogou, em fevereiro, o diploma sobre o regime de requalificação de docentes, criado pelo governo de coligação PSD/CDS-PP, que sempre mereceu a contestação dos sindicatos do setor, por temerem despedimentos.

A 12 de fevereiro, a maioria que suporta o Governo do PS no parlamento aprovou, com os votos contra de PSD e CDS-PP, um diploma que revoga o regime de requalificação de docentes, resultante de projetos do PCP e BE.

O texto do diploma, aprovado em votação final global por PS, BE, PCP, PEV e PAN, revoga normas em vigor sobre a chamada requalificação e mobilidade do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

Lusa

  • PS perde votos, Marcelo entra em alta
    2:04

    País

    Se as eleições legislativas fossem hoje o Partido Socialista venceria, sem maioria e com menos votos que há um mês. Na primeira sondagem depois da tomada de posse do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa aparece com a popularidade em alta, acima dos 55%. São os resultados da sondagem SIC/Expresso.

  • A popularidade espetacular de Marcelo
    8:19

    Bernardo Ferrão

    Na primeira sondagem depois da tomada de posse do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa aparece com a popularidade em alta, acima dos 55%. Um "valor espetacular", diz o subdiretor de informação da SIC Bernardo Ferrão, que comenta ainda o debate quinzenal de hoje e a "discussão feia" entre Catarina Martins e António Costa.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01