sicnot

Perfil

País

"Quem não deve, não teme", diz primeiro-ministro sobre contratação de amigo

"Quem não deve, não teme", diz primeiro-ministro sobre contratação de amigo

A contratação de Diogo Lacerda Machado como consultor do Governo é oficial. Esta manhã, no Parlamento, António Costa entregou uma cópia do contrato ao PSD, que acusou o primeiro-ministro de tratar assuntos de Estado como conversas de café.

  • O contrato de Lacerda Machado

    País

    O Governo assinou um contrato de prestação de serviços de consultadoria com Diogo Lacerda Machado, amigo pessoal do primeiro-ministro. O gabinete de António Costa esclareceu que o consultor vai receber uma avença mensal de dois mil euros. Veja aqui o contrato:

  • BE e PCP querem mais explicações sobre contratação de amigo de António Costa
    3:22

    País

    O primeiro-ministro mantém-se em silêncio sobre o caso do amigo contratado como consultor do Governo. Diogo Lacerda Machado representou o Estado em negócios de grande relevo a pedido de António Costa, e a título particular. Só mais tarde, e depois da polémica, é que o Governo decidiu oficializar a ligação e assinar um contrato de prestação de serviços. Numa nota, o Executivo diz que se trata de um caso sem sentido e o primeiro ministro recusa qualquer esclarecimento. Bloco de Esquerda (BE) e PCP pedem mais esclarecimentos sobre a contratação do amigo de António Costa como consultor do Governo.

  • "Não está nada esclarecido" no caso de Lacerda Machado
    1:09

    País

    A coordenadora do Bloco de Esquerda diz que nada está esclarecido sobre a contratação, pelo Governo, do Diogo Lacerda Machado. Na Edição da Manhã da SIC Notícias, Catarina Martins lembrou ainda que esta não é uma situação inédita e que António Borges negociou privatizações pelo anterior governo de direita.

  • O “amigo” de Costa e o pin na lapela do Bloco de Esquerda

    Bernardo Ferrão

    As dúvidas sobre o papel/atuação do “melhor amigo” de António Costa enquanto negociador do Estado não são novas. Mas o que agora surpreende (ou talvez não!) é a reação do primeiro-ministro. É inacreditável que Costa considere que estava tudo bem na relação muito pouco clara entre o Estado e Lacerda Machado. Uma relação graciosa e sem enquadramento legal, que nada tem de “fait-divers”.

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58