sicnot

Perfil

País

Dez milhões de peças de Lego vão ser utilizadas em festival em Lisboa

Cerca de 10 milhões de peças de Lego vão ser usadas nas construções na feira internacional Meo Fan Event 2016, no Campo Pequeno, em Lisboa, a partir de sábado disse hoje à Lusa o comissário do evento.

Thomas Borberg

"Vamos ter o maior Titanic do Mundo feito em Lego, com 220 mil peças, que pesa 250 quilogramas, feito em Inglaterra de acordo com os projetos originais do verdadeiro", informou Paulo Alcobia Neves.

Os futebolistas portugueses Cristiano Ronaldo e Eusébio vão também fazer parte do certame, com réplicas em Lego dos jogadores em tamanho real, da autoria do holandês Alex de Jong, nas quais são utilizadas cerca de 200 mil peças.

"As estátuas, com cerca de 1,80 metros de altura, são feitas exclusivamente com peças Lego que existem no mercado, não peças especiais nem cortadas, e que têm de ser adaptadas às formas que pretendem representar" explicou.

O responsável destacou ainda o convite dirigido aos netos de Eusébio, que "serão os responsáveis por colocar as últimas peças na estátua" do jogador.

Este ano, o Meo Fan Event vai trabalhar, não só com os fãs da Lego, mas também com a marca Mega Bloks, estando prevista a utilização de cerca de 10 milhões de peças no total das construções realizadas.

Porém, não será só de construções que se fará este certame, sendo que este ano os visitantes podem contar com novidades na área dos videojogos e, ainda, com um espaço inteiramente dedicado à Barbie, com uma exposição destas bonecas vestidas com inspiração em temas portugueses, nomeadamente os fatos utilizados pelas Doce no Festival da Eurovisão e os trajes típicos da Feira da Golegã.

Paulo Alcobia Neves destacou, também, o espaço Princesa por um Dia, no qual "as meninas podem ser maquilhadas, podem vestir vestidos da Barbie e podem ser fotografadas em diversos cenários".

Com atividades que se destinam não só às crianças, o comissário salienta o facto de, muitas vezes, "os filhos já terem visto o que tinham a ver e os pais ainda querem ficar mais um pouco", explicou.

Outra das novidades nesta edição é uma parceria realizada com o Museu de Arte Antiga, em Lisboa, para angariação de fundos destinados à integração do quadro 'A Adoração dos Magos', de Domingos Sequeira, no acervo deste espaço.

"Quem quiser ajudar pode comprar duas peças de Lego por 50 cêntimos e colocá-las num painel que vai reproduzir um trecho do quadro com 20 mil peças, valor que é depois doado à iniciativa", disse.

A edição deste ano prolonga-se até ao dia 1 de maio.

Lusa

  • "O que mais tem havido nesta altura são respostas precipitadas"
    7:21

    Opinião

    Foi um "debate contigo" o de hoje, no Parlamento, sobretudo no frente-a-frente entre António Costa e Passos Coelho, na opinião de Bernardo Ferrão. O subdiretor de informação da SIC sublinha uma declaração "mortal" do primeiro-ministro, quando este disse que "ninguém quer respostas precipitadas". Por outro lado, a comissão técnica independente pedida pelo PSD pode virar-se contra o próprio partido.

    Bernardo Ferrão

  • Fuzileiros continuam no terreno a ajudar população
    3:03
  • Cozido ou empanadas chilenas para o jantar?
    5:20

    Taça das Confederações

    Portugal e Chile defrontam-se esta quarta-feira em jogo das meias-finais da Taça das Confederações. O jornalista Gonçalo Azevedo Ferreira fala sobre as previsões da imprensa chilena para o encontro, revela alguns dados sobre as presenças de Portugal e Chile em grandes competições e mostra, através das redes sociais, o lado mais descontraído da antevisão deste duelo.

  • Portugal vai pagar 3.500 milhões ao FMI até agosto
    1:18

    Economia

    Portugal vai pagar, até agosto, 3.500 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional. Mil milhões seguem já na sexta-feira. A antecipação do pagamento foi esta quarta-feira formalmente autorizada pelos parceiros e credores europeus.

  • Trump volta a criticar as chamadas "fake news"

    Mundo

    O Presidente norte-americano voltou a criticar aquilo a que chama de "fake news", em português "notícias falsas". Através da rede social twitter, Donald Trump diz que o jornal New York Times "nem sequer liga para verificar os factos e que, por isso, dá notícias falsas".

  • Família Obama de férias na Indonésia

    Mundo

    Das águas claras de Bali aos encantos dos templos de Java, o antigo Presidente norte-americano Barack Obama levou a esposa e as filhas de férias numa aventura de (re)descobertas por um país onde Obama viveu durante quatro anos da sua infância.

    SIC

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44
  • Desacatos no aeroporto de Faro deixam turistas britânicos em terra
    1:46

    País

    Cinco pessoas, que integravam o grupo de turistas britânicos que nos últimos dias causou desacatos em Albufeira, foram ontem impedidas de regressar a Inglaterra. Agressões no aeroporto e desacatos à entrada do avião levaram os comandantes de dois voos a recusar levar aqueles passageiros.