sicnot

Perfil

País

Dez milhões de peças de Lego vão ser utilizadas em festival em Lisboa

Cerca de 10 milhões de peças de Lego vão ser usadas nas construções na feira internacional Meo Fan Event 2016, no Campo Pequeno, em Lisboa, a partir de sábado disse hoje à Lusa o comissário do evento.

Thomas Borberg

"Vamos ter o maior Titanic do Mundo feito em Lego, com 220 mil peças, que pesa 250 quilogramas, feito em Inglaterra de acordo com os projetos originais do verdadeiro", informou Paulo Alcobia Neves.

Os futebolistas portugueses Cristiano Ronaldo e Eusébio vão também fazer parte do certame, com réplicas em Lego dos jogadores em tamanho real, da autoria do holandês Alex de Jong, nas quais são utilizadas cerca de 200 mil peças.

"As estátuas, com cerca de 1,80 metros de altura, são feitas exclusivamente com peças Lego que existem no mercado, não peças especiais nem cortadas, e que têm de ser adaptadas às formas que pretendem representar" explicou.

O responsável destacou ainda o convite dirigido aos netos de Eusébio, que "serão os responsáveis por colocar as últimas peças na estátua" do jogador.

Este ano, o Meo Fan Event vai trabalhar, não só com os fãs da Lego, mas também com a marca Mega Bloks, estando prevista a utilização de cerca de 10 milhões de peças no total das construções realizadas.

Porém, não será só de construções que se fará este certame, sendo que este ano os visitantes podem contar com novidades na área dos videojogos e, ainda, com um espaço inteiramente dedicado à Barbie, com uma exposição destas bonecas vestidas com inspiração em temas portugueses, nomeadamente os fatos utilizados pelas Doce no Festival da Eurovisão e os trajes típicos da Feira da Golegã.

Paulo Alcobia Neves destacou, também, o espaço Princesa por um Dia, no qual "as meninas podem ser maquilhadas, podem vestir vestidos da Barbie e podem ser fotografadas em diversos cenários".

Com atividades que se destinam não só às crianças, o comissário salienta o facto de, muitas vezes, "os filhos já terem visto o que tinham a ver e os pais ainda querem ficar mais um pouco", explicou.

Outra das novidades nesta edição é uma parceria realizada com o Museu de Arte Antiga, em Lisboa, para angariação de fundos destinados à integração do quadro 'A Adoração dos Magos', de Domingos Sequeira, no acervo deste espaço.

"Quem quiser ajudar pode comprar duas peças de Lego por 50 cêntimos e colocá-las num painel que vai reproduzir um trecho do quadro com 20 mil peças, valor que é depois doado à iniciativa", disse.

A edição deste ano prolonga-se até ao dia 1 de maio.

Lusa

  • "Quem faz isto sabe estudar os dias e o vento para arder o máximo possível"
    4:15
  • O balanço trágico dos incêndios do fim de semana
    0:51

    País

    Mais de 500 mil hectares de área ardida, 42 vítimas mortais, 71 de feridos, dezenas de casas e empresas destruídas. É este o balanço de mais um fim de semana trágico para Portugal a nível de incêndios florestais.

  • 2017: o ano em que mais território português ardeu
    1:41

    País

    Desde janeiro, houve mais área ardida do que em qualquer outro ano na história registada de incêndios florestais. Segundo dados provisórios do Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais, mais de 519 mil hectares foram consumidos pelas chamas até 17 de outubro, o que representa quase 6% de toda a área de Portugal. 

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • O que resta de Tondela depois dos incêndios
    1:07

    País

    O concelho de Tondela é agora um mar de cinzas, imagens recolhidas pela SIC com um drone mostram bem a dimensão do que foi destruído pelos incêndios. Perto 100 habitações principais ou secundárias, barracões, oficinas e stands arderam. 

  • Moradores reuniram esforços para salvar idosos das chamas em Pardieiros
    2:50

    País

    O incêndio de domingo em Nelas fez uma vítima mortal: um homem de 50 anos, de Caldas da Felgueira, que regressava de uma aldeia vizinha, onde tinha ido ajudar a combater as chamas. Em Pardieiros, no concelho de Carregal do Sal, várias casas arderam e uma jovem sofreu queimaduras ao fugir do incêndio. Durante o incêndio, pessoas reuniram esforços para salvar a povoação.

  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • As lágrimas do primeiro-ministro do Canadá

    Mundo

    O primeiro-ministro da Canadá, Justin Trudeau, emocionou-se esta quarta-feira ao falar de um artista que morreu depois de perder uma luta contra o cancro. Gord Downie, vocalista da banda de rock canadiana "The Tragically Hip", faleceu esta terça-feira, aos 53 anos, vítima de um tumor cerebral.