sicnot

Perfil

País

Reportagem da SIC "Os Sobreviventes" vence Prémio de Reportagem Cáceres Monteiro

A reportagem da SIC "Os Sobreviventes" venceu Prémio de Reportagem Cáceres Monteiro de 2015. O trabalho da jornalista Sofia Arêde, do repórter de imagem Fernando Silva e do editor de imagem Ricardo Tenreiro, foi o escolhido entre as 43 candidaturas registadas.

Grande Reportagem "Os Sobreviventes" de Sofia Arêde da SIC Notícias

Grande Reportagem "Os Sobreviventes" de Sofia Arêde da SIC Notícias

O Comité Supra Editorial do Grupo Impresa, presidido por Francisco Pinto Balsemão, distinguiu o trabalho que conta a história dos milhares de refugiados que conseguem chegar à Europa, depois de sobreviver à travessia do Mediterrâneo.


O prémio é entregue anualmente e distingue os melhores trabalhos jornalísticos realizados no Grupo Impresa.

  • Os Sobreviventes
    41:48

    Grande Reportagem SIC

    Na Grande Reportagem, a SIC dá-lhe a conhecer as histórias de sobrevivência de quem arriscou a vida na travessia do Mediterrâneo para tentar chegar à Europa. Hamad ia passar para a 4ª classe quando a guerra o obrigou a fugir da Síria com a família. O pequeno barco em que viajavam, com mais 400 pessoas, acabaria por naufragar antes de chegar a Lampedusa. Duas centenas de pessoas morreram. Hamad, com 10 anos, foi um dos sobreviventes.

  • Os Sobreviventes em Grande Reportagem
    2:03

    Grande Reportagem SIC

    Hamad Al Rosan estava na segunda classe quando começou a guerra na Síria. Ia passar para a quarta quando foi obrigado a deixar a casa onde vivia e a fugir do país. Um ano depois da fuga, a família de Hamad tentou atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa. O barco em que viajava com mais 400 pessoas acabaria por naufragar. Uma centena de crianças morreu. Hamad foi um dos sobreviventes. Uma Grande Reportagem de Sofia Arêde, com imagem de Fernando Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e produção de Diana Matias. Esta quinta-feira, dia 9 de Abril, no Jornal da Noite da SIC.

  • DIRETO: Célula terrorista preparava grande atentado na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das vítimas mortais do atentado em Barcelona era de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. A polícia procura quatro jovens e há outras quatro detenções confirmadas. Os autores dos ataques na Catalunha, que mataram 14 pessoas e feriram 140, pertenciam ao mesmo grupo. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35

    Ataque em Barcelona

    Em Cambrils, também na Catalunha, foram mortos cinco alegados terroristas que atropelaram várias pessoas, uma morreu e seis ficaram feridas, quando escapavam a uma perseguição policial, esta madrugada. As autoridades investigam uma eventual relação entre os dois atentados. Nota: chamamos à atenção para a violência das imagens, que podem chocar os espetadores mais sensíveis.

  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55

    País

    As temperaturas altas e o vento forte estão a provocar reacendimentos em Mação. No terreno mantêm-se cerca de 800 bombeiros, numa altura que que há receio que as chamas voltem a ficar ativas, como explica o repórter Rui Carlos Teixeira.