sicnot

Perfil

País

Reportagem da SIC "Os Sobreviventes" vence Prémio de Reportagem Cáceres Monteiro

A reportagem da SIC "Os Sobreviventes" venceu Prémio de Reportagem Cáceres Monteiro de 2015. O trabalho da jornalista Sofia Arêde, do repórter de imagem Fernando Silva e do editor de imagem Ricardo Tenreiro, foi o escolhido entre as 43 candidaturas registadas.

Grande Reportagem "Os Sobreviventes" de Sofia Arêde da SIC Notícias

Grande Reportagem "Os Sobreviventes" de Sofia Arêde da SIC Notícias

O Comité Supra Editorial do Grupo Impresa, presidido por Francisco Pinto Balsemão, distinguiu o trabalho que conta a história dos milhares de refugiados que conseguem chegar à Europa, depois de sobreviver à travessia do Mediterrâneo.


O prémio é entregue anualmente e distingue os melhores trabalhos jornalísticos realizados no Grupo Impresa.

  • Os Sobreviventes
    41:48

    Grande Reportagem SIC

    Na Grande Reportagem, a SIC dá-lhe a conhecer as histórias de sobrevivência de quem arriscou a vida na travessia do Mediterrâneo para tentar chegar à Europa. Hamad ia passar para a 4ª classe quando a guerra o obrigou a fugir da Síria com a família. O pequeno barco em que viajavam, com mais 400 pessoas, acabaria por naufragar antes de chegar a Lampedusa. Duas centenas de pessoas morreram. Hamad, com 10 anos, foi um dos sobreviventes.

  • Os Sobreviventes em Grande Reportagem
    2:03

    Grande Reportagem SIC

    Hamad Al Rosan estava na segunda classe quando começou a guerra na Síria. Ia passar para a quarta quando foi obrigado a deixar a casa onde vivia e a fugir do país. Um ano depois da fuga, a família de Hamad tentou atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa. O barco em que viajava com mais 400 pessoas acabaria por naufragar. Uma centena de crianças morreu. Hamad foi um dos sobreviventes. Uma Grande Reportagem de Sofia Arêde, com imagem de Fernando Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e produção de Diana Matias. Esta quinta-feira, dia 9 de Abril, no Jornal da Noite da SIC.

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.