sicnot

Perfil

País

Treze distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de 12 para 13 os distritos sob Aviso Amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva e vento por vezes.

(Arquivo)

(Arquivo)

REUTERS

O IPMA emitiu um aviso para o distrito de Viseu, que vai juntar-se assim aos distritos de Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

De acordo com o instituto, os 13 distritos de Portugal continental estão sob Aviso Amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O IPMA indicou, em comunicado, que o aviso está em vigor entre as 11:00 e as 18:00 de hoje.

O Aviso Amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O instituto prevê para hoje no continente céu em geral muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, diminuindo de intensidade e frequência no litoral oeste das regiões Centro e Sul a partir do final da tarde.

Está também previsto vento moderado do quadrante sul, tornando-se em geral fraco para o final do dia, sendo nas terras altas forte do quadrante sul, com rajadas até 80 quilómetros por hora até ao final da tarde, tornando-se fraco a moderado para o final do dia.

A previsão aponta ainda para subida da temperatura mínima e descida da máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 14 e 18 graus Celsius, no Porto entre 14 e 20, em Vila Real entre 12 e 18, em Viseu entre 11 e 16, em Bragança entre 10 e 15, na Guarda entre 10 e 12, em Coimbra entre 14 e 19, em Castelo Branco entre 14 e 17, em Santarém entre 14 e 20, em Évora entre 13 e 20, em Beja entre 13 e 21 e em Faro entre 15 e 20.

Última atualização às 11:58/Com Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.