sicnot

Perfil

País

Parte de antigo hotel no Gerês ruiu

Parte do antigo Grande Hotel do Parque, em Caldas do Gerês, Terras de Bouro, desmoronou-se na noite de quarta-feira para a via pública, mas sem atingir pessoas ou viaturas, informou hoje o vereador da Proteção Civil.

Google Maps

"O hotel soube escolher a hora para cair, porque em causa está a principal avenida que atravessa o Gerês. Se fosse durante o dia, podíamos estar agora perante um caso muito mais grave, até porque estamos a falar de algumas pedras de dimensão considerável", disse Luís Teixeira à agência Lusa.

Segundo o responsável, o colapso registou-se perto das 23:00, estando desde então aquela avenida cortada ao trânsito.

Os técnicos camarários estão no local a avaliar a situação, para aferir das condições de segurança da metade do hotel que não ruiu.

"Eventualmente, essa parte poderá ter de ser demolida", acrescentou Luís Teixeira.

Em causa está um edifício de quatro andares que já foi o hotel mais emblemático do Gerês, mas que está devoluto há cerca de duas décadas.

Entretanto, tinha perdido o telhado e, segundo o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, entrou em "progressiva degradação", assumindo-se como um "perigo" para a segurança de pessoas e bens.

"A Câmara já tinha notificado os proprietários para fazerem obras de demolição ou de consolidação do edifício, mas a empresa proprietária respondeu que não tinha capacidade financeira", disse Joaquim Cracel.

Última atualização às 13:06/Com Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47