sicnot

Perfil

País

IGAI recebeu 717 queixas sobre atuação das forças de segurança em 2015

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) recebeu 717 denúncias, em 2015, sobre a atuação das forças de segurança, número idêntico ao ano anterior, segundo dados disponíveis na página da Internet daquele organismo.

SEBASTIEN NOGIER

As 717 queixas que deram entrada na IGAI no ano passado, mais seis do que em 2014, visam sobretudo a atuação dos elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Os dados daquele organismo tutelado pelo Ministério da Administração Interna indicam também que 399 das ocorrências que chegaram ao conhecimento da IGAI em 2015 foram através de certidões remetidas pelo Ministério Público e 318 foram referentes a queixas de cidadãos.

A IGAI adianta que 11 das situações denunciadas foram convertidas em processos de natureza disciplinar, em 2015.

Segundo a IGAI, as queixas sobre a atuação dos elementos da PSP, GNR e SEF podem dar lugar a processos de averiguações, de inquérito e disciplinares.

No ano passado, aquele organismo tutelado pelo Ministério da Administração Interna abriu 21 processos disciplinares (mais oito do que em 2014), 19 inquéritos (menos três) e três processos de averiguações (menos dois).

A IGAI instaurou ainda 320 processos de contraordenação a elementos das forças de segurança, no ano passado, menos 170 do que em 2014.

Apesar da maioria das queixas serem provenientes dos tribunais e dos cidadãos, a IGAI pode também instaurar processos provenientes de notícias dos órgãos de comunicação social, comunicações feitas pelas forças e serviços de segurança e denúncias de entidades e serviços públicos.

No total, a Inspeção-Geral da Administração Interna instaurou 1.094 processos, em 2015.

Os dados mostram ainda que, pelo segundo ano consecutivo, não se registaram mortes em resultado da intervenção direta dos elementos das forças de segurança.

A IGAI tem como missão assegurar as funções de auditoria, inspeção e fiscalização de todas as entidades, serviços e organismos tutelados pelo Ministério da Administração Interna.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.