sicnot

Perfil

País

Presidente defende estabilidade e apela ao consenso

Presidente defende estabilidade e apela ao consenso

No primeiro discurso de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, o chefe de Estado fez questão de apelar à convivência pacífica das duas soluções governativas que têm alternado no poder em Portugal.

  • Partidos destacam pedido de Marcelo para consensos políticos
    2:01

    País

    Na reação ao discurso do Presidente, todos os partidos falaram de consensos e daquilo que é preciso para os conseguir. O PS, por exemplo, fala num PSD que enquanto oposição ainda está distante daquilo que o país precisa. Os sociais-democratas referem que o importante é que os dois projetos, embora diferentes, sejam capazes de convergir e recusaram que Marcelo tenha dado qualquer lição de moral.

  • Museu das Notícias abre portas no dia da liberdade
    2:23

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou nos primeiros minutos deste 25 de Abril o Museu das Notícias, em Sintra.Nesta cerimónia estiveram também presentes António Costa e Pedro Passos Coelho. Uma conquista de Abril, na opinião do Presidente da República.

  • Quartel do Carmo aberto ao público
    2:32

    País

    O momento chave da revolução de abril sempre foi visto do lado de fora, no Largo do Carmo, em Lisboa. Agora, já é possível ver a história a partir do interior. As portas são abertas ao público, que pode assim conhecer o Museu e as salas do quartel onde caiu o antigo regime. Fernando Otero era alferes da coluna de Salgueiro Maia e chefiava um grupo de combate de 30 homens e, agora, recorda os momentos de tensão até à queda do regime.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.