sicnot

Perfil

País

Pólenes em níveis muito elevados em todo o país a partir de amanhã

Os níveis de pólenes vão estar muito elevados em todo o Portugal Continental, a partir de sexta-feira e até ao final da próxima semana, avisou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

© Suzanne Plunkett / Reuters

Entre os dias 29 de abril e 5 de maio, os pólenes vão estar em níveis muito elevados em Portugal Continental, com predominância dos pólenes das árvores - pinheiro, carvalhos, bétula e plátano -, e dos das ervas gramíneas e parietária, na região de Trás-Os-Montes e Alto Douro.

Na região de Entre Douro e Minho, predominam na atmosfera os pólenes dos carvalhos, pinheiros, bétulas e das ervas urtiga, parietária e tanchagem, enquanto, na Beira Interior, os pólenes predominantes são os das árvores carvalhos e pinheiros e das ervas gramíneas, azeda, urtiga e tanchagem.

Na Beira Litoral, os níveis de pólenes elevados devem-se principalmente a carvalhos, pinheiros e bétulas e às ervas gramíneas, urtiga e parietária, ao passo que, na região de Lisboa e Setúbal, predominam os pólenes de oliveira, sobreiro e outros carvalhos e das ervas urtiga, parietária, urtiga e gramíneas.

O Alentejo vai estar mais afetado devido às azinheiras, sobreiros e pinheiros e às urtigas, gramíneas, azeda e tanchagem.

Quanto aos pólenes no Algarve, destacam-se os das oliveiras, sobreiros e outros carvalhos e e as ervas urtiga, gramíneas, tanchagem e quenopódio.

Para as ilhas, o boletim prevê níveis de pólenes baixos na Região Autónoma da Madeira e moderados nos Açores. No Funchal predominam os pólenes dos pinheiros e bétulas e das ervas urtiga, parietária, e gramíneas. Em Ponta Delgada, prevalecem os dos pinheiros, carvalhos e bétulas e das ervas urtiga e parietária.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".