sicnot

Perfil

País

DGS lança manual de nutrição no desporto e alerta para "pretensos especialistas"

A Direção-geral da Saúde (DGS) lançou hoje um manual sobre nutrição no desporto que pretende ter um conjunto de orientações com base científica para todos os que praticam e prescrevem exercício físico.

© Philip Brown / Reuters

"Os praticantes de desporto de todos os níveis, desde aspirantes a profissionais, são hoje confundidos por uma grande profusão de informação de má qualidade, nomeadamente na internet", refere o manual "Nutrição no Desporto".

A DGS admite que há "muitos pretensos especialistas" a aconselhar produtos ou estratégias alimentares sem base científica e com riscos, "muitas vezes a coberto de interesses comerciais".

Neste manual hoje lançado e acessível através do site da DGS, são abordados vários temas, como a relação da alimentação com o rendimento e a recuperação do exercício através de estratégias nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas.

O documento pretende resumir estratégias, "focando-se no cálculo das necessidades energéticas do atleta, do tipo, quantidade e momento de ingestão nutricional e de fluidos para manter e promover uma ótima saúde e adaptação ao treino"

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC