Margens do Tejo ligadas por ciclovias "nos próximos anos", prevê Fernando Medina
05.05.2016 11h43
O presidente da Câmara de Lisboa congratulou-se esta quarta-feira com a aposta feita pelos municípios da área metropolitana na mobilidade ciclável, que permitirá, a seu ver, unir as duas margens do Rio Tejo "nos próximos anos".

MÁRIO CRUZ/LUSA
"Na Área Metropolitana de Lisboa, houve um acordo entre os municípios, dentro de um conjunto de verbas muito reduzidas de fundos comunitários, de apresentar um projeto comum para a conclusão das redes de ciclovias de cada município [...] e depois para a ligação entre elas", disse Fernando Medina (PS).
O autarca - que falava no centro de congressos de Lisboa, numa reunião descentralizada do município para ouvir munícipes de Belém, Ajuda e Alcântara - salientou que este é um "projeto comum, que envolve os municípios quer da margem norte ou da margem sul".
Apontando o trabalho que está a ser desenvolvido por Vila Franca de Xira, Loures, Oeiras, Cascais, Almada e Barreiro, o responsável frisou que "o objetivo é que estas duas margens disponham de uma rede integral de ciclovias o mais alargada possível".
Em Lisboa, será feita uma aposta em "toda a frente ribeirinha".
"É isto que vai estar em curso, com ritmos diferentes em função da disponibilidade de cada município, e é isto que vai unir as duas margens nos próximos anos", adiantou.
O tema foi trazido ao encontro por moradores que solicitaram melhores condições para andar de bicicleta, nomeadamente junto ao rio.
"Fico muito agradado por haver dois munícipes a falar de ciclovias e que querem mais", observou, por seu turno, o vereador da Estrutura Verde da autarquia, José Sá Fernandes.
Sem avançar detalhes, o autarca revelou que a Câmara de Lisboa vai "apresentar um projeto de alargamento das ciclovias e de melhoria das que existem".
De acordo com o responsável, a rede passará de 70 para 90 quilómetros e será "melhorada em pintura e sinalética".
"Em breve será anunciada essa rede, porque ainda estamos a discutir com algumas freguesias", referiu Sá Fernandes, assegurando que se pretende que a bicicleta seja também usada "para ir para o trabalho" e não só para lazer.
Projeta-se, por isso, uma ligação da rede a parques de estacionamento, avançou.
Também presente, o vice-presidente do município e vereador das Estruturas de Proximidade, Duarte Cordeiro, informou que a autarquia pretende colocar um sanitário público junto ao Mosteiro dos Jerónimos, para o qual aguarda autorização da Direção-Geral do Património Cultural.
Já concluída está a casa de banho pública ao pé da Torre de Belém, que está a "aguardar vistoria da EPAL [Empresa Portuguesa Das Águas Livres]" para entrar em funcionamento.
Antes, o munícipe Álvaro da Costa Santos solicitou à Câmara a colocação urgente de sanitários públicos em Belém.
"É uma vergonha presenciarmos que as excursões que ali vêm, tanto da província como do estrangeiro, continuam a fazer as necessidades junto dos pinheiros", lamentou.
Álvaro da Costa Santos criticou também a falta de uma "passagem pedonal para deficientes" na zona.
Em resposta, Duarte Cordeiro indicou que a instalação de duas plataformas elevatórias "será uma realidade em breve".
Lusa
Na Homepage
-
Portugueses preferem biológicos mas ignoram pesticidas
Quase dois terços dos portugueses preferem consumir somente alimentos biológicos, mas apenas um quinto diz saber que a agricultura biológica também utiliza produtos fitofarmacêuticos ou pesticidas, concluiu um estudo hoje divulgado.
26.04.2018 às 7h47
- 2:16
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 2:03
- 4:03
Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.
25.04.2018 às 21h17
- 7:37
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 1:27