sicnot

Perfil

País

Margens do Tejo ligadas por ciclovias "nos próximos anos", prevê Fernando Medina

O presidente da Câmara de Lisboa congratulou-se esta quarta-feira com a aposta feita pelos municípios da área metropolitana na mobilidade ciclável, que permitirá, a seu ver, unir as duas margens do Rio Tejo "nos próximos anos".

MÁRIO CRUZ/LUSA

"Na Área Metropolitana de Lisboa, houve um acordo entre os municípios, dentro de um conjunto de verbas muito reduzidas de fundos comunitários, de apresentar um projeto comum para a conclusão das redes de ciclovias de cada município [...] e depois para a ligação entre elas", disse Fernando Medina (PS).

O autarca - que falava no centro de congressos de Lisboa, numa reunião descentralizada do município para ouvir munícipes de Belém, Ajuda e Alcântara - salientou que este é um "projeto comum, que envolve os municípios quer da margem norte ou da margem sul".

Apontando o trabalho que está a ser desenvolvido por Vila Franca de Xira, Loures, Oeiras, Cascais, Almada e Barreiro, o responsável frisou que "o objetivo é que estas duas margens disponham de uma rede integral de ciclovias o mais alargada possível".

Em Lisboa, será feita uma aposta em "toda a frente ribeirinha".

"É isto que vai estar em curso, com ritmos diferentes em função da disponibilidade de cada município, e é isto que vai unir as duas margens nos próximos anos", adiantou.

O tema foi trazido ao encontro por moradores que solicitaram melhores condições para andar de bicicleta, nomeadamente junto ao rio.

"Fico muito agradado por haver dois munícipes a falar de ciclovias e que querem mais", observou, por seu turno, o vereador da Estrutura Verde da autarquia, José Sá Fernandes.

Sem avançar detalhes, o autarca revelou que a Câmara de Lisboa vai "apresentar um projeto de alargamento das ciclovias e de melhoria das que existem".

De acordo com o responsável, a rede passará de 70 para 90 quilómetros e será "melhorada em pintura e sinalética".

"Em breve será anunciada essa rede, porque ainda estamos a discutir com algumas freguesias", referiu Sá Fernandes, assegurando que se pretende que a bicicleta seja também usada "para ir para o trabalho" e não só para lazer.

Projeta-se, por isso, uma ligação da rede a parques de estacionamento, avançou.

Também presente, o vice-presidente do município e vereador das Estruturas de Proximidade, Duarte Cordeiro, informou que a autarquia pretende colocar um sanitário público junto ao Mosteiro dos Jerónimos, para o qual aguarda autorização da Direção-Geral do Património Cultural.

Já concluída está a casa de banho pública ao pé da Torre de Belém, que está a "aguardar vistoria da EPAL [Empresa Portuguesa Das Águas Livres]" para entrar em funcionamento.

Antes, o munícipe Álvaro da Costa Santos solicitou à Câmara a colocação urgente de sanitários públicos em Belém.

"É uma vergonha presenciarmos que as excursões que ali vêm, tanto da província como do estrangeiro, continuam a fazer as necessidades junto dos pinheiros", lamentou.

Álvaro da Costa Santos criticou também a falta de uma "passagem pedonal para deficientes" na zona.

Em resposta, Duarte Cordeiro indicou que a instalação de duas plataformas elevatórias "será uma realidade em breve".

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.