sicnot

Perfil

País

PSD propõe redução do número de deputados e voto preferencial

O PSD vai propor a mudança da lei eleitoral para reduzir o número de deputados e a introdução do voto preferencial, anunciou hoje o vice-presidente da bancada social-democrata Luís Marques Guedes.

Questionado sobre o assunto, o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, diz que os processos não foram aprovados no Conselho de Ministros de hoje porque estão ainda em curso.

Questionado sobre o assunto, o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, diz que os processos não foram aprovados no Conselho de Ministros de hoje porque estão ainda em curso.

MIGUEL A. LOPES / Lusa

Estas alterações foram apresentadas em conferência de imprensa no parlamento e integram-se nas propostas do PSD no âmbito da Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas.

O número de deputados defendido pelo PSD ainda não está definido mas Marques Guedes afirmou que, "sem se mexer na Constituição, o máximo que se pode avançar com a redução é ate 180", sublinhando que os sociais-democratas têm defendido a necessidade de se fixar um número ímpar, para evitar empates.

"Essa é uma matéria que está a ser trabalhada com órgãos nacionais do PSD e será apresentada no decurso dos trabalhos da comissão", afirmou, lembrando que no passado os sociais-democratas defenderam o número de 181 deputados.

Questionado se as mudanças implicarão a criação de círculos uninominais, Marques Guedes respondeu que "não é isso que está sobre a mesa", remetendo para a moção do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, e as suas intervenções públicas sobre a matéria que versam o voto preferencial.

O vice da bancada social-democrata reconheceu que "é preciso jogar a questão do número de deputados com o voto preferencial e encontrar os mecanismos que salvaguardem a proporcionalidade" mas não avançou se isso pode passar pela criação de um círculo nacional de compensação.

O objetivo do PSD é apresentar as mudanças ao sistema eleitoral até ao final da atual sessão legislativa, disse ainda Marques Guedes.

Lusa

  • Passos Coelho propõe revisão do sistema eleitoral
    0:31

    País

    Entre as propostas que Passos Coelho anunciou no discurso de encerramento do congresso, está também a revisão do sistema eleitoral. O líder do PSD diz que não espera que haja eleições para o parlamento tão cedo e por isso desafia os partidos para apresentarem propostas para mudar as regras de eleição dos deputados.

  • Passos desafia Costa a fazer reformas na Segurança Social e sistema eleitoral
    3:01

    País

    Pedro Passos Coelho reconhece a legitimidade do governo das esquerdas e diz que não há eleições à vista. Ontem à noite, no discurso de abertura do congresso do PSD, Passos desafiou António Costa a fazer reformas na segurança social e no sistema eleitoral e a Marcelo Rebelo de Sousa pediu que arrisque tomar posições mesmo que sejam divergentes do governo.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.