sicnot

Perfil

País

Professores e diretores disponíveis para reorganizar ciclos de ensino

O secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE) manifestou-se hoje favorável a uma reorganização dos ciclos de ensino, repartida em seis anos para o ensino básico e outros seis para a restante escolaridade obrigatória.

(Arquivo)

(Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

Em declarações à agência Lusa, João Dias da Silva justificou a alteração com a necessidade de repensar a organização dos ciclos de ensino, após o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos.

"Inclinamo-nos muito para que, de uma forma faseada, se caminhe no sentido da eliminação do 2.º Ciclo e haver uma escolaridade básica de seis anos, seguida de uma escolaridade secundária de seis anos (6+6)", disse Dias da Silva ao antecipar os temas da IV Convenção Nacional FNE/CONFAP/ANDAEP, a realizar no sábado, em Santa Maria da Feira.

Na reunião anual dos representantes da FNE, da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), vão estar em debate questões como os currículos e a organização dos estabelecimentos de ensino.

O objetivo é repensar o que as escolas estão a fazer e o que é preciso mudar, também ao nível da decisão política, frisou.

"A ideia de repensar os ciclos de ensino foi lançada por nós e sabemos que a FENPROF e a FNE são a favor, agora é preciso discuti-la com todos os intervenientes e alcançar um largo consenso", disse à Lusa o presidente da ANDAEP, Filinto Lima.

A iniciativa vai juntar mais de 200 participantes para discutir também o rumo dos currículos, com as queixas a incidir nos programas de matemática.

Os diretores continuam a reclamar uma "efetiva autonomia", nomeadamente ao nível da constituição das turmas.

Para Filinto Lima, mais importante do que definir o número máximo e mínimo de alunos por turma, seria atribuir um número de turmas a cada escola e o diretor poder decidir a respetiva constituição.

"Eu, que conheço muito bem os meus alunos e os meus professores, poderia fazer turmas de 30 -- que às vezes funcionam muito bem -- e turmas mais pequenas", exemplificou.

Para os diretores, a medida anunciada pelo ministro da Educação para as escolas poderem dispor de 25 por cento do currículo é ainda "um passo muito tímido".

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.