sicnot

Perfil

País

PM recebido em Ermesinde com pedidos de obras em escola e contestação a portagem

O primeiro-ministro, António Costa, foi hoje recebido em Ermesinde, concelho de Valongo, por alunos que pedem obras na escola secundária local e por uma comissão de utentes que reivindica o fim de portagens no pórtico de Alfena da A41.

HUGO DELGADO

António Costa está de visita a Valongo para inaugurar a Loja de Cidadão do concelho, um equipamento que fica localizado no centro de Ermesinde.

Com cartazes onde se lê "Temos bons resultados, merecemos uma escola melhor", cerca de duas dezenas de alunos acompanhados pela direção da escola secundária de Ermesinde pedem obras no equipamento, tendo preparada uma petição com cerca de 2.000 assinaturas.

Em causa está uma escola que tem cerca de 30 anos e chegou a constar da fase três do projeto global de empreitadas no âmbito da empresa Parque Escolar com obras marcadas para 2011 que nunca se concretizaram.

Em abril do ano passado, em declarações à agência Lusa por ocasião de uma vigília noturna que reuniu cerca de 300 pessoas junto à escola, o diretor da Secundária de Ermesinde, Álvaro Pereira, lamentou ter visto "alunos de luvas nas salas de aulas no último inverno" e disse ser "constrangedor" assistir "ano após ano à saída de estudantes para escolas vizinhas por essas terem melhores condições".

A escola Secundária de Ermesinde é frequentada por cerca de 1.500 alunos, mas este já foi um estabelecimento de ensino sobrelotado com mais de 2.700 estudantes, tendo capacidade para acolher cerca de 2.000.

O Grupo de Utentes da A41/Núcleo de Alfena, concelho de Valongo, também esperava o primeiro-ministro com uma faixa em que se lê "Não às portagens". E uma carta a dar conta das suas reivindicações.

Em declarações à Lusa na quarta-feira o representante do grupo, Nicolau Ferreira, explicou que em causa está a reivindicação pela retirada do pórtico e "o fim de uma portagem que cria uma desigualdade na região".

"Alguém de Alfena que necessite chegar à Maia, ao Porto ou partir para a A3 em direção a Braga, por exemplo, é obrigado a pagar por escassos 800 metros", referiu o representante do movimento que no início de abril protagonizou um "buzinão" junto à rotunda de Alfena.

Lusa

  • "Só tive tempo de avisar o meu sogro e o meu marido e disse: corram!"
    2:17
  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • "Atrás das Câmaras" em Fátima
    2:48
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC