sicnot

Perfil

País

Coimbra aciona plano especial de emergência para cheias e inundações

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, acionou hoje o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações (PEECI), no concelho de Coimbra, anunciou a autarquia.

(Arquivo/SIC)

(Arquivo/SIC)

SIC

A decisão de ativar o PEECI resulta do facto de as previsões apontarem para a "possibilidade de ocorrência de inundações em meios urbanos historicamente mais vulneráveis", a partir do final da tarde, princípio da noite de hoje, explica a Câmara de Coimbra.

Além do comunicado da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), alertando, entre outros aspetos, para a possibilidade de se registarem inundações, o presidente do município também justifica a medida com a admissível "grande aglomeração de pessoas" na cidade, por causa da Queima das Fitas, que teve início na sexta-feira.

É "previsível grande aglomeração de pessoas", hoje e domingo, dia para o qual está programado o cortejo da Queima das Fitas, período que coincide com "as fases de maior precipitação", de acordo com a Proteção Civil, sublinha o mesmo comunicado da autarquia, enviado à agência Lusa.

"Foram já acionados todos os dispositivos municipais de Proteção Civil, necessários e adequados à situação meteorológica e correspondente realização desta festa académica", acrescenta a Câmara de Coimbra.

Contactada pela agência Lusa, a Proteção Civil não tinha, hoje, até às 18:30, registo de qualquer ocorrência relevante no concelho de Coimbra, provocada pelo estado do tempo, apesar de chover e de o vento soprar com alguma intensidade, desde as 16:00/17:00.

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..