sicnot

Perfil

País

Coimbra aciona plano especial de emergência para cheias e inundações

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, acionou hoje o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações (PEECI), no concelho de Coimbra, anunciou a autarquia.

(Arquivo/SIC)

(Arquivo/SIC)

SIC

A decisão de ativar o PEECI resulta do facto de as previsões apontarem para a "possibilidade de ocorrência de inundações em meios urbanos historicamente mais vulneráveis", a partir do final da tarde, princípio da noite de hoje, explica a Câmara de Coimbra.

Além do comunicado da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), alertando, entre outros aspetos, para a possibilidade de se registarem inundações, o presidente do município também justifica a medida com a admissível "grande aglomeração de pessoas" na cidade, por causa da Queima das Fitas, que teve início na sexta-feira.

É "previsível grande aglomeração de pessoas", hoje e domingo, dia para o qual está programado o cortejo da Queima das Fitas, período que coincide com "as fases de maior precipitação", de acordo com a Proteção Civil, sublinha o mesmo comunicado da autarquia, enviado à agência Lusa.

"Foram já acionados todos os dispositivos municipais de Proteção Civil, necessários e adequados à situação meteorológica e correspondente realização desta festa académica", acrescenta a Câmara de Coimbra.

Contactada pela agência Lusa, a Proteção Civil não tinha, hoje, até às 18:30, registo de qualquer ocorrência relevante no concelho de Coimbra, provocada pelo estado do tempo, apesar de chover e de o vento soprar com alguma intensidade, desde as 16:00/17:00.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC