sicnot

Perfil

País

Abril com terceiro valor de precipitação mais alto dos últimos 16 anos

O mês de abril foi "extremamente chuvoso", tendo o valor médio da quantidade precipitação sido o terceiro mais alto dos últimos 16 anos, de acordo com o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

reuters

Segundo o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), publicado hoje na sua página da Internet, o mês de abril foi "extremamente chuvoso e o valor médio da temperatura média do ar foi próximo do normal".

"O valor médio da quantidade de precipitação (136,5 milímetros) foi muito superior ao valor médio (78,9 milímetros), sendo o 3.º valor mais alto desde 2000 e o 10.º mais alto desde 1931 (o maior valor de precipitação ocorreu em 2000 e foi de 208,1 milímetros)", é indicado no documento.

O IPMA destacou também que os maiores valores da quantidade de precipitação ocorreram na primeira quinzena do mês de abril, nos períodos de 03 a 05 e 10 a 16.

"O valor médio da temperatura média em Portugal continental foi de 13,06 graus Celsius, valor muito próximo do valor médio no período 1971-2000", é referido.

No Boletim Climatológico é também salientando que o "valor médio da temperatura máxima (17,88 graus Celsius) foi inferior ao normal e o valor médio da mínima (08,23 graus) foi próximo do valor normal".

O menor valor da temperatura mínima foi registado no dia 11 de abril nas Penas Douradas, com -4 graus Celsius, e o maior valor da máxima ocorreu a 30, em Tomar, distrito de Santarém, com 27,5 graus.

No que diz respeito à precipitação, "o valor médio da quantidade em abril foi de 136,5 milímetros, muito acima do valor médio, o que permite classificar este mês como extremamente chuvoso".

No documento é salientando que o "valor mensal mais alto da quantidade de precipitação ocorreu em Lamas de Mouro, freguesia do concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, com 308 milímetros, e o menor (39,2 milímetros) em Faro".

De acordo com o índice meteorológico de seca do IPMA, no final de abril diminuiu a área em situação de seca, que em março abrangia toda a região sul.

Segundo o índice, mantém-se ainda a situação de seca fraca a moderada no Baixo Alentejo e Algarve.

"Assim, a 30 de abril apenas cerca de 10% do território estava em situação de seca fraca a moderada", é referido no documento.

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28